Porto Nacional inicia campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo nesta segunda-feira, 4

A imunização acontecerá em todas as UBSs do município incluindo os distritos

foto vacinação 0404
                                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Iniciam nesta segunda-feira, 4, duas importantes campanhas de vacinação nacional contra o sarampo e a influenza, que irão acontecer de forma simultânea. As campanhas contra o sarampo e a influenza se estenderão até o dia 03 de junho. A imunização será feita em todas as UBS’s do município, incluindo os distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Pinheirópolis.

As campanhas acontecerão em duas etapas com datas determinadas para início e término, a aplicação das vacinas obedecerá definição do Ministério da Saúde que especificou grupos prioritários nesta primeira etapa, incluindo profissionais da saúde e pessoas idosas com 60 anos ou mais. Poderão receber simultaneamente os imunizantes contra a influenza e o sarampo, os profissionais da saúde, já os idosos receberão apenas o imunizante contra a influenza.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lorena Martins, a vacinação é essencial para que consigamos reduzir o máximo possível as chances de complicações causadas pela gripe e pelo sarampo, especialmente em grupos que se enquadrem em uma situação de maior vulnerabilidade. “É muito importante que as pessoas se atentem aos prazos para cada grupo prioritário, e procurem as unidades de saúde para se protegerem. É importante lembrar que a vacina utilizada contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra os vírus da caxumba e rubéola”, explicou Lorena Martins.

Para receber o imunizante é necessário apresentar a caderneta de vacinação e cartão do SUS.

Por: Nadya Mayara