Médicos e enfermeiros que atendem nas UBSs de Porto Nacional e Luzimangues recebem capacitação sobre tuberculose

A qualificação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 31

branco

Foto:Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede pública, sobre tuberculose. A qualificação aconteceu nesta quinta-feira, 31, no auditório da secretaria, nos turnos matutino e vespertino. Os profissionais de Luzimangues também estão participando da ação.

lista

Foto:Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

A capacitação está sendo ministrada pela médica Celia Bastos e pela coordenadora do Serviço de Assistência Especializada - SAE, Andysleia Ribeiro, que explicou a importância dessa demanda. “Por conta de algumas mudanças em diagnósticos e dispensa de quantitativo de medicações e também pela rotatividade de profissionais foi preciso ter essa atualização junto aos enfermeiros e médicos”, explicou. A coordenadora destacou ainda que o mês de abril foi escolhido para a capacitação porque o dia 24 de março é a data escolhida mundialmente para o combate e a conscientização do controle da Tuberculose.

Núbia Ferreira é médica da Unidade Básica de Saúde Vila Nova I e foi uma das participantes do curso. Para ela, "a iniciativa de capacitar os profissionais de saúde facilita o diagnóstico e permite manejar melhor os casos de tuberculose no município, é uma doença que tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS. Então, essa capacitação está sendo muito positiva para todos nós”.]

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação