Secretaria Municipal da Saúde entrega próteses dentárias a pacientes atendidos pelo SUS

Os tratamentos odontológicos são ofertados nas UBSs, UPAs, Unidades Mistas e Unidade Móvel de Saúde do Municipio

moreira

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizou, nesta quinta-feira, 31, a entregou 50 próteses dentárias totais (dentaduras) e parciais (ponte grampeadas) para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Mista e Unidade Móvel de Saúde.

O objetivo da ação é garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal por meio da função mastigatória e resgate da autoestima dos pacientes, considerando que a saúde bucal é parte integrante da saúde como um todo, gerando mais qualidade de vida à população.

Silva

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Maria Aparecida Chefer de Souza, os atendimentos são feitos via encaminhamento. “Primeiro, a pessoa que necessita do serviço precisa ir até a UBS para que o dentista avalie a situação. Se precisar realizar algum procedimento, o profissional nos encaminhará e, a partir disso, realizaremos o agendamento para o procedimento”, descreveu.

Raimunda Pereira é uma das contempladas, ela falou com emoção ao receber a prótese. “Essa prótese é muito bem-vinda porque me ajuda a me alimentar melhor. Além da gente ficar mais bonita, é muito importante ter um sorriso bonito. O atendimento é muito bom, eu gostei muito, foi uma bênção”, declarou.

santos

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Para a secretária da Saúde, Lorena Martins, esse serviço é importante para resgatar a autoestima e a equipe que atende é de excelência. “Hoje é um dia muito especial, realizamos a entrega de 50 próteses dentárias. O serviço estava parado há algum tempo e nós, por entender a importância e a relevância desse atendimento, nos empenhamos para realizar essa entrega”, destacou.

vesga 04

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Também esteve presente durante a solenidade o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Governança, Marcos Geovane, na ocasião, representando o prefeito Ronivon Maciel.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação