Profissionais que atuam no SUS, em Porto Nacional, iniciam curso de qualificação para o enfrentamento e controle da obesidade

A capacitação acontece em oito encontros durante os meses de março, abril, maio e junho deste ano

WhatsApp Image 2022 03 25 at 16.30.00

Fotos: Divulgação/Secretaria da Comunicação

Profissionais de Porto Nacional que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) iniciaram nesta quinta-feira, 24, um curso de qualificação para o enfrentamento e controle da obesidade, no âmbito da Atenção Primária à saúde. A prefeitura de Porto Nacional é parceira desta ação, que faz parte do Projeto ECOA/SUS – Tocantins promovido pelo curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Oito encontros serão realizados entre os meses de março e junho, os quais ocorrerão na modalidade híbrida (presencial e remota), sendo a formação um dos seus principais eixos do projeto.

A nutricionista e pesquisadora do projeto, Geórgia Correia Alencar, destacou os motivos que levam a obesidade a ter esse grau de importância dentro do projeto. “A obesidade é considerada também uma pandemia porque nenhum país conseguiu diminuir a prevalência da obesidade. Esse curso é importante para ter a visibilidade que a obesidade merece e para que as pessoas com obesidade se sintam mais acolhidas dentro do SUS e tenham um acompanhamento contínuo”, explicou.

Fotos: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

A Superintendente municipal de saúde, Domingas Thayse, declarou estar muito grata com essa parceria com a UFT, “foi um grupo de grande valia e relevância porque a obesidade compromete diretamente a vida do ser humano e, por isso, precisamos trabalhar estratégias de conscientização para que a população tenha uma vida mais saudável”. A superintendente também frisou que espera que mais cidades sejam contempladas com o projeto.

A enfermeira Joicimara Barros foi uma das servidoras que participaram da capacitação, ela ressaltou que “essa oportunidade foi um grande aprendizado. Para mim é de grande relevância porque trouxe de forma mais ampla e clara o conhecimento sobre a obesidade. Quando nós recebemos essas qualificações, conseguimos ajudar mais pessoas”, finalizou agradecendo a Secretaria de Saúde e a UFT pela iniciativa.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação