Unidades Básicas de Saúde de Porto Nacional estão 100% informatizadas com o Sistema e-SUS

 

A implantação tem a finalidade de agilizar o fluxo de atendimento e permitir acesso ao prontuário do paciente em qualquer local do Brasil

 

UBS

      Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

As Unidades Básicas de Saúde - UBSs de Porto Nacional estão 100% automatizadas com o e-SUS, um programa que permite armazenar o histórico dos pacientes que passam pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse prontuário eletrônico tem a finalidade de agilizar o fluxo de atendimento nas UBS e permite acesso ao histórico médico dos pacientes, de qualquer unidade do SUS do Brasil.

A diretora da Atenção Primária à Saúde de Porto Nacional, Bruna Locatelli, explica que, anteriormente, as UBS utilizavam fichas impressas para registrar o histórico do paciente. “É um sistema do SUS que todos os municípios têm acesso, então, outros estados também conseguem ter acesso aos prontuários feitos aqui e vice-versa”, esclarece.

“Essa informatização também vai facilitar o trabalho dos médicos”, é o que diz a médica Francinelly Ribeiro. Segundo a médica, a implantação do e-SUS é um grande avanço para a saúde. “Com o prontuário eletrônico conseguimos acompanhar o paciente com maior integração de informações de uma forma simplificada e unificada, temos melhor direcionamento nos fluxos dos pacientes dentro das UBSs, facilitando a comunicação entre os profissionais. Dessa forma, otimiza o trabalho da equipe e melhora as ações do cuidado ao usuário”, relatou.

A informatização, além de agilizar e facilitar o atendimento também possibilita manter um registro do histórico do paciente e garante que as unidades de saúde possam ter acesso ao seu prontuário, em qualquer cidade que o cidadão seja atendido pelo SUS. Para melhor utilizar o sistema e-SUS a prefeitura de Porto Nacional já realizou diversas capacitações dos servidores que irão utilizar a ferramenta.

 

 

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação