Fiscais e Inspetores sanitários de Porto Nacional participam de capacitação e treinamentos na área de vigilância

As ações foram coordenadas por profissionais do Estado e do Município de Palmas

capacitação 2

Foto: Divulgação/Secretaria  Municipal da Saúde

Com o intuito de atualizar os conhecimentos dos servidores que atuam nas diversas áreas da Vigilância Sanitária, bem como sanar dúvidas sobre os processos inerentes ao órgão, fiscais e inspetores do município de Porto Nacional participaram de uma série de palestras e capacitações, em Palmas. Dentre os temas abordados estão: Licenciamento Sanitário, Inspeção em Radiologia Médica, Odontológica e Veterinária e outros, ministrados por profissionais da vigilância do estado e da prefeitura municipal de Palmas.

epique palmas

Foto: Divulgação/Secretaria  Municipal da Saúde

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Porto Nacional, Vitória Reis, a capacitação dos servidores municipais, nessa área, é constante e de extrema importância. “A contínua atualização em todos os temas inerentes a processos da rotina da Vigilância Sanitária é fundamental, pois profissionais atualizados e capacitados refletem em um trabalho mais eficiente”, destacou.

Durante a capacitação, que aconteceu nos dias 17 e 18 deste mês, os fiscais trocaram experiências e tiraram dúvidas recorrentes com a equipe de Assessoria Jurídica da Vigilância Sanitária do Estado do Tocantins.

Licenciamento Sanitário, Atualização em Legislação Sanitária, Inspeção em Radiologia Médica, Odontológica e Veterinária, Legislação de Alimentos, Inspeção em Serviços de Saúde (UBS, UPA, SAMU, Clínicas, laboratórios), Competências da Vigilância Sanitária, Inspeção em Tabacarias, Inspeção em Dedetizadoras e Inspeção em Funerárias, foram os temas da capacitação.

Treinamento para coordenadores

A Vigilância Sanitária do Estado do Tocantins também capacitou os coordenadores sanitários dos municípios de Arapoema, Presidente Kennedy, Nova Olinda, Peixe, Lagoa do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, São Valério, Crixás e Porto Nacional. A capacitação aconteceu na capital Palmas, nos dias 14 e 15 de fevereiro,  e abordou temas como introdução a Vigilância Sanitária, Instrumentos Legais, Processo Administrativo Sanitário e Processo de Licenciamento Sanitário.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação