Mutirão de prevenção e combate à dengue é realizado em Luzimangues

A ação objetiva a eliminação dos focos do Aedes Aegypti, agente transmissor da doença

Agente

Foto: Divulgação/ Secretaria Municipal de saúde

Com o objetivo de conscientizar e identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 11, um mutirão de mobilização no Distrito de Luzimangues. A ação contou com a participação de Agentes de Combate às Endemias (ACE), que concentraram as atividades nos setores Jardim Milão, Jardim do Porto, Portal do Lago, Parque dos Buritis e Laguna III.

Equiepe

Foto: Divulgação/ Secretaria Municipal de saúde

Durante o trabalho, as equipes se dividiram para orientar os moradores sobre como acabar com a proliferação do mosquito, reforçando inclusive a importância de deixar os quintais limpos, especialmente durante o período chuvoso.

Para a coordenadora dos Agentes de Saúde, Sandra Sulino, o intuito da ação é esclarecer a população sobre a importância do combate à dengue, devido ao aumento dos casos registrados nos últimos dias. “Esse trabalho serve para mostrar que a dengue também mata e que o morador precisa estar atento aos seus quintais, às visitas dos agentes de saúde e endemias, pra que assim a gente combata esse mosquito. Vale lembrar a população do Distrito que esse trabalho segue até o mês de junho”, esclareceu.

foco

Foto: Divulgação/ Secretaria Municipal de saúde

Para Oseias Vitoriano, morador do setor Parque dos Buritis, “o trabalho dos agentes, nesta manhã, foi excelente, pois trouxe à comunidade uma maior conscientização sobre a necessidade de mantermos os nossos quintais limpos, evitando o acúmulo de lixo e, consequentemente, água parada. As equipes de saúde e agentes estão de parabéns por esse desafio”, disse.

Além das orientações, os moradores receberam sacos plásticos para recolherem o lixo de seus quintais e deixarem em frente às suas casas, para destinação correta. Posteriormente, um caminhão de coleta fará o recolhimento desses dejetos. A próxima edição do mutirão acontecerá no dia 11 de março, tendo como ponto de encontro a Feira do Distrito. Durante a manhã os agentes irão visitar os bairros Riviera do Lago, Vilage Morena, Palmares e Orla Oeste.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação