Porto Nacional organiza programação da campanha “Janeiro Roxo” de combate à Hanseníase

A programação se estenderá para todas as unidades de saúde do município

WhatsApp Image 2022 01 05 at 10.03.28                                                                                                                                                            Foto: Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 19 de janeiro a abertura oficial da campanha ‘Janeiro Roxo’, cujo objetivo é estimular a conscientização da população em relação à Hanseníase. A programação da campanha se estende para todas as unidades de saúde do município, que contarão com sala de espera, palestras e avaliações acerca da doença.

“A população terá acesso a serviços como exames, avaliação corporal, além disso teremos palestras, rodas de conversa e demais atividades educativas. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a identificarem os sinais, e no caso de suspeitas da doença procurarem pelos serviços de saúde”, disse, a secretária municipal de saúde, Lorena Martins.

Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que é muito importante estar atento aos sinais da Hanseníase para realizar os exames e ter o diagnóstico o quanto antes para fazer o tratamento adequado. Os sinais da doença são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, alteração ou perda da sensibilidade ao calor, frio, dor, podendo ainda apresentar áreas de dormência, sensação de formigamento, fisgadas no corpo, além da diminuição da força muscular. A doença se tratada corretamente tem cura, no entanto caso não seja tratada pode provocar sequelas bastante graves, inclusive cegueira.

Por: Nadya Mayara Pereira da Silva

Fotos: Secom Porto Nacional