Prefeitura de Porto Nacional cria Comitê de Combate à Dengue

O intuito é articular ações de combate à doença no município

dengue 1                                                                                                                                     Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

Com a finalidade de elaborar e executar ações de prevenção e combate à dengue em Porto Nacional, a Secretaria  Municipal de Saúde criou, em reunião realizada nesta sexta-feira, 17, o Comitê Municipal de Combate à Dengue. O encontro foi realizado no anexo ll da prefeitura municipal e contou com a participação de várias secretarias.

O Comitê é composto por representantes de diversas instituições, incluindo a prefeitura, corpo de bombeiros, polícia militar, Coletivo de Mulheres, secretaria estadual da educação, dentre outras instituições e órgãos.

A secretária municipal de saúde, Lorena Martins, falou que combater a dengue é um trabalho que exige a colaboração de toda a sociedade, e que por isso a criação do Comitê será benéfica nesta missão.

Lorena Martins, afirmou ainda que, “nos próximos dias, a prefeitura intensificará as ações preventivas, com o objetivo de  eliminar focos do mosquito transmissor da dengue. Visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde para detecção e eliminação de focos,  panfletagem  e orientação para conscientizar a população, estão entre os trabalhos a serem executados”, explicou.

A diretora da vigilância em saúde, Zenilde Carreiro, declarou que: “uma das ações mais aguardadas era a chegada da UBV, unidade de borrifação, popularmente chamada de carro fumacê. Dois veículos estarão percorrendo bairros da cidade para eliminar os mosquitos e evitar a transmissão de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika”, frisou.

A Criação do Comitê de Combate à Dengue demonstra o comprometimento da gestão municipal com as ações preventivas e de enfrentamento à doença.

Unidades de Borrifação

Os veículos iniciarão o serviço todos os dias às 05:00 da manhã, e encerrarão às 07:00. No período da tarde iniciarão às 17:00 e encerrarão às 20:00. Irão passar pelos locais 1 vez a cada 3 dias. O veículo 1 fará borrifação nos bairros, Tropical Palmas, Nova Capital, Jd. América, Jd. Umuarama, Vila Nova, São Francisco, Vila Operária. O veículo 2 fará o itinerário pelos bairros, Novo Planalto, Centro, Brigadeiro Eduardo Gomes, Padre Luso, Jardim Querido, Jardim Aeroporto, e Jd.Brasília. Lembrando que a escolha dos bairros foi baseada nas notificações de casos da doença.

WhatsApp Image 2021 12 17 at 18.50.23                                                                                                                                           Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Presenças

Secretária municipal de saúde, Lorena Martins, secretário da produção, Alcides Serpa, secretário de esportes e lazer, Capitão Diógenes Gonçalves, superintendente da saúde, Domingas Thayse, diretora da vigilância em saúde, Zenilde Carreiro, diretora de Atenção Primária Bruna Locatelli, coordenadora municipal da vigilância ambiental, Amanda Cordeiro, além de representantes de diversas instituições.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Joeldino Gomes/DornilSobrinho