Prefeitura de Porto Nacional realiza ação de combate à dengue no Setor Vila Operária

A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população em relação à importância de combater o Aedes Aegypti

ação vila operária 2                                                                                                                                             Fotos: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

A prefeitura municipal de Porto Nacional, por meio da secretaria de saúde, realizou nesta sexta-feira, 17, uma ação de combate à dengue no Setor Vila Operária. A atividade contou com  Agentes de Combate de endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que realizaram vistorias nas residências conscientizando a população em relação à importância de combater o vetor da doença, além de ações de detecção e eliminação de focos.

Os agentes se reuniram na UBS - Isadora Chaves de Moura, localizada no Setor Vila Operária, e após se dividiram pelas ruas do bairro. A população foi orientada a recolher todo tipo de recipiente que possa acumular água e se tornar um potencial criadouro do  Aedes Aegypti, e colocar na frente de suas  casas, com exceção de restos de materiais de construção e galhos. Um caminhão da prefeitura irá passar recolhendo todo esse material.

ação vila operária 1                                                                                              Fotos: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

A diretora da vigilância em saúde, Zenilde Carreiro, ressaltou ser importante que a população contribua no enfrentamento à doença, e pontuou as ações de combate à doença que o município está realizando. “Estão sendo realizadas palestras ministradas pelos enfermeiros da estratégia de saúde da família, divulgação em rádio, carro de som, panfletos, folders, educação em saúde: desenvolvida pelos ACE e ACS, e  mutirões de combate à dengue”, destacou.

Formas de Prevenção

Colocar vasilhas de cabeça para baixo, tampar recipientes que possam acumular água, tirar água dos vasos de plantas. A atenção deve ser redobrada com relação a pneus, latas, baldes, locais que possam ser propícios para o mosquito transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika se reproduzir.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Joeldino Gomes