Prefeitura intensifica trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Ações de conscientização, detecção e eliminação do vetor da doença estão sendo realizadas por todo o município e Distritos

WhatsApp Image 2021 12 14 at 16.04.06

Fotos: Divulgação/Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Semus, tem trabalhado de forma intensa no combate à dengue. Estão sendo realizadas ações de detecção e eliminação de focos por toda a cidade e distritos, além da conscientização da população no tocante à importância de combater o vetor da doença, o Aedes Aegypti, e sobre as melhores formas de prevenir a dengue.

De acordo com a coordenadora municipal da vigilância ambiental, Amanda Cordeiro, “é importante que os moradores fiquem atentos e ajudem a combater a dengue em suas casas, quintais e lotes baldios. O trabalho precisa ser integrado, poder público e a população unidos em um mesmo propósito”, destacou.

Além das ações realizadas pela Semus, a Secretaria Municipal da Infraestrutura está à todo vapor, realizando gradeamento e poda em terrenos baldios do município para que se evite a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika. “O intuito é manter a cidade limpa e organizada, além de eliminar focos de transmissores de doenças”, disse o superintendente da Infraestrutura, Allef Facundes.

in2                                                                                                 Fotos:  Divulgação/Secretaria Municipal da Infraestrutura

Formas de Prevenção

Colocar vasilhas e garrafas de cabeça para baixo, tampar recipientes que possam acumular água, tirar água dos vasos de plantas. A atenção deve ser redobrada com relação a pneus, latas, baldes e locais que possam ser propícios para o mosquito se reproduzir. Além disso, a Semus reforça o alerta para que as pessoas evitem jogar lixo em locais indevidos, como terrenos baldios, por exemplo.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho