Dia D de Combate à Dengue é realizado em Luzimangues com ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A ação objetiva a eliminação dos focos do Aedes Aegypti, agente transmissor da doença

Dia D 1                                                                                                  Foto: Kauan Mad/Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da secretaria municipal de saúde - Semus, realiza nesta quarta-feira, 1º, o Dia D de combate à dengue, onde Agentes Comunitários e Agentes de Endemias do município, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atuam nos comércios e residências do Distrito, levando orientações para os moradores sobre as melhores formas de prevenir a doença.

As equipes se encontraram no início da manhã na Feira de Luzimangues e se dividiram para percorrer os bairros. Foram realizadas ações de detecção e eliminação de focos, além da conscientização da população no tocante à importância de combater o vetor da doença, o Aedes Aegypti.

Dia D 2                                                                                                                                        Foto: Kauan Mad/Secom Porto Nacional

De acordo com a coordenadora municipal da vigilância ambiental, Amanda Cordeiro, “o intuito da Secretaria Municipal de Saúde é alertar as pessoas do quanto é necessário combater a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, chikungunya e zika”, explicou.

O vereador João Justino, participou das ações e falou do quão importante é a população estar atenta a prevenção da dengue. "É fundamental a participação da comunidade neste movimento que tem por objetivo diminuir os índices da doença no município, cada um fazendo sua parte iremos alcançar nosso objetivo", pontuou.

Dentre as ações de combate à Dengue e outras doenças, programadas pela Semus incluem; além de visitas dos agentes de endemias às residências, mutirão nos bairros para eliminação de possíveis criadouros do mosquito e distribuição de panfletos para orientação da população.

Formas de Prevenção

Colocar vasilhas de cabeça para baixo, tampar recipientes que possam acumular água, tirar água dos vasos de plantas. A atenção deve ser redobrada com relação a pneus, latas, baldes, locais que possam ser propícios para o mosquito se reproduzir.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Kauan Mad