Novembro Azul: prefeitura encerra campanha voltada à saúde dos homens no Distrito de Luzimangues

 

Atendimentos de saúde de diversas especialidades foram oferecidos para a comunidade

 

WhatsApp Image 2021 11 27 at 10.27.27                                                                                                                        Foto: Ana Caroliny Souza/Secretaria Municipal de Saúde


A prefeitura de Porto Nacional por meio da secretaria municipal de saúde, promoveu neste sábado, 27, no distrito de Luzimangues, o encerramento da campanha Novembro Azul, que chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem. Ao longo do mês foram realizadas ações para reforçar a importância da prevenção contra o câncer de próstata e conscientização sobre a doença. A ação acontece na Unidade de Saúde da região Sul.


Vários tipos de atendimentos médicos e orientações estão sendo oferecidos para a comunidade local; clínico geral, cardiologista, urologista estão entre as especialidades ofertadas, além de outras consultas e esclarecimentos. No local também foram realizados procedimentos como exames de ultrassom da próstata, eletrocardiograma, vacinação contra a Covid-19 e de rotina, glicemia capilar, verificação de pressão arterial e uma palestra educativa com o urologista Willian Fraga. 

 

WhatsApp Image 2021 11 27 at 11.27.28                                                                                                                           Foto: Ana Caroliny Souza/Secretaria Municipal de Saúde


A secretária municipal de saúde Lorena Martins destaca que essas ações, realizadas durante todo o mês de novembro, são oferecidas pelo município ao longo do ano, sendo intensificadas neste mês devido a campanha nacional que visa chamar a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de próstata. “Nosso objetivo é diminuir os índices da doença no nosso município, conscientizando os homens a se prevenirem e quebrarem os preconceitos em relação a realização dos exames que podem salvar suas vidas”, frisou. A secretária ressalta que a prevenção é fundamental, se detectado na fase inicial, a chance de cura do câncer de próstata acontece em 90% a 95% dos casos.

 

WhatsApp Image 2021 11 27 at 11.27.26                                                                                                              Foto: Ana Caroliny Souza/Secretaria Municipal de Saúde


O urologista Willian Fraga, declarou que "são importantes momentos como esse que objetivam promover a conscientização integral do homem, o acompanhamento clínico e os exames rotineiros são essenciais para evitar o câncer de próstata e também outras doenças”, pontuou. 

Novembro Azul


O tipo de câncer mais comum entre os homens é o câncer de próstata. Os exames de rotina e a prevenção são muito importantes para se evitar complicações de saúde, o diagnóstico precoce, é a forma mais eficiente de garantir a cura da doença. A resistência da procura ao urologista é causa do alto índice da doença no país. Mesmo na ausência de sintomas, os homens devem ir ao urologista para conversar sobre o exame e realizá-lo periodicamente.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde