Programa Tocantins Cirurgia Fila Zero da senadora Kátia Abreu é lançado em Porto Nacional com apoio da prefeitura

13 municípios da região “Amor Perfeito'' serão contemplados com a cirurgias eletivas e de catarata gratuitas

IMG 20211029 WA0228                                                                                                                         Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O Programa Tocantins Cirurgia Fila Zero foi lançado nesta sexta-feira, 29, no auditório do Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula (Vicentão), com a participação da Senadora da República Kátia Abreu, prefeitos e representantes dos 13 municípios que compõem a região de saúde Amor Perfeito. Durante o evento, a parlamentar e o prefeito Ronivon Maciel assinaram um Termo de Parceria que tem por finalidade a execução dos programas Tocantins Cirurgia Fila Zero e Tocantins Catarata Zero, onde R$ 1.707.859,00 já foram destinados ao município.

Na ocasião foi comunicado que o “Tocantins – Catarata Zero”, será retomado no município, com a realização de cirurgias de catarata. O objetivo é oferecer tratamento cirúrgico em tempo adequado à população, ampliando o acesso dos usuários que aguardam por cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, evitando complicações secundárias.

Os programas de cirurgias serão desenvolvidos em parceria com a prefeitura municipal de Porto Nacional, que será cidade polo para executar as cirurgias eletivas de hernia, perineoplastia, vesícula, histerectomia, laqueadura e também as de catarata, com a finalidade de zerar a fila de espera por estas cirurgias.

Em seu discurso a Senadora Kátia Abreu disse que “vai zerar essa fila de pacientes que estão há anos esperando por uma cirurgia eletiva”. De acordo com a senadora, “até 2022 todos os moradores do estado, que já foram regulados pelo município, serão atendidos. A saúde dos Tocantinenses é uma prioridade para mim e levo esse propósito a sério”, afirmou.

O Prefeito Ronivon Maciel disse estar honrado com essa parceria, pois a sua gestão visa priorizar a saúde. “É um momento muito especial, de avanço. Uma das nossas maiores preocupações é a saúde pública. Ampliando o número de cirurgias eletivas, garantimos mais qualidade de vida aos pacientes e o fim dessas longas e sofridas filas de espera”, destacou.

A secretária de saúde, Lorena Martins, destacou em sua fala: "é uma conquista muito importante para a população pois o acesso a essas cirurgias irá proporcionar uma melhora muito significativa na vida dessas pessoas que tanto necessitam e aguardam nas filas de espera. Enquanto gestora, à frente da pasta da secretaria de saúde municipal, fico feliz em saber que elas terão seus problemas solucionados alcançando mais qualidade de vida, para mim é um prazer imensurável", declarou.

IMG 20211029 WA0111                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Quem pode fazer as cirurgias

Para realizá-las basta ter indicação médica e estar aguardando na fila da Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como conseguir atendimento

Segundo as diretrizes do programa, o paciente que deseja ser atendido deve procurar o posto de saúde da sua cidade para atendimento com o médico clínico, fazer os exames necessários e, após isso, será chamado conforme ordem já estabelecida na regulação.

Projeto Força Mulher

IMG 20211029 WA0288                                                                                                                          Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Em outro momento do evento foi falado sobre o projeto Força Mulher, parceria entre a prefeitura, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS do município e o SEBRAE. A iniciativa tem o apoio da Senadora Kátia Abreu, com recursos destinados para custear os kits com material de trabalho, para que, após a formação, possam ter a matéria-prima para abrirem suas empresas.

O projeto visa promover o desenvolvimento social e econômico das mulheres, dando a elas mais autonomia. Cursos de Pintura de obras, Cabeleireira, Unhas em gel e Drinques - com e sem álcool e Petiscos - sanduíches e caldos - já foram ofertados pelo Projeto Força Mulher em Porto Nacional. 40 mulheres foram atendidas e beneficiadas com a oferta dos cursos.

A diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliane Castro, disse que “o Força Mulher visa a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, como alternativa para estimular os pequenos negócios, gerando emprego, renda, e impulsionando a economia”, destacou.

Após a cerimônia, o Prefeito Ronivon Maciel, juntamente com a Senador Kátia Abreu e comitiva, se dirigiram à Feira das mulheres Empreendedoras, realizada no centro de comercialização da antiga rodoviária, onde foram recebidos de forma calorosa.

IMG 20211029 WA0320                                                                                                     Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Presenças

Além do prefeito Ronivon e da Senadora Kátia Abreu, participaram do evento a primeira-dama Keila Viana; o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues na companhia da esposa, vereadora Joelma do Luzimangues; a secretária municipal de saúde Lorena Martins; a diretora técnica do Sebrae Eliane Castro; a presidente do Coletivo Mulheres em Movimento Adélia Martins; prefeitos e líderes políticos da região contemplada com os programas Tocantins Fila Zero e Catarata Fila Zero.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho