Outubro Rosa: prefeitura de Porto Nacional promove ações de prevenção ao câncer de mama

 

O objetivo é sensibilizar a população sobre o câncer e a importância do diagnóstico precoce


saúde2                                                                                                                                Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido, durante este mês de outubro, ações de conscientização sobre o  diagnóstico e o tratamento do câncer de mama e do colo do útero, com promoções de ações que fazem parte do Movimento Internacional de Conscientização para o Controle do Câncer de Mama, o “Outubro Rosa”, criado no início da década de 1990. O objetivo é sensibilizar a população sobre o câncer e a importância do diagnóstico precoce, pois a doença tem altas taxas de cura quando diagnosticada e tratada no início. 

Na tarde desta quarta-feira, 20, a Unidade de Saúde escolhida para desenvolver ações alusivas ao mês de conscientização foi a UBS Dra. Viviane Pedreira Martins, localizada no Setor Vila Nova. Na ocasião, foram ofertados atendimentos de mamografia para mulheres acima de 50 anos, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, vacinação e atendimento odontológico.  

Segundo a enfermeira, Vanessa Gomes, que trabalha na UBS Viviane Pedreira Martins, durante todo o mês de outubro as atenções estão voltadas para as mulheres de forma redobrada. “Nas unidades básicas, as médicas fazem a avaliação da mama e solicitam a mamografia e, já aproveitando a campanha “Outubro Rosa'', inclui-se também o exame do colo uterino, que são os preventivos. Hoje estamos trabalhando com prevenção para mulheres de 25 a 64 anos”, explicou Vanessa.

 

saúde1                                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

A enfermeira disse ainda que “é importante frisar que tudo isso é oferecido pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Tanto a prevenção como a mamografia e demais exames são ofertados pelo SUS, com resultados que chegam rápido e facilitam o acompanhamento médico. Caso a paciente seja diagnosticada com tumor maligno, temos as especialidades, também pelo SUS, para tratamento das pacientes, tanto para câncer de mama quanto para o do colo uterino”, enfatizou.

A dona de casa Viviane Pereira foi fazer o exame preventivo na UBS e elogiou as ações; “considero de extrema importância esse trabalho de orientar as mulheres e incentivá-las a procurarem as Unidades de Saúde para se cuidarem, o primeiro passo para o combate do câncer de mama e colo uterino é a prevenção, eu me cuido e faço um apelo a todas as mulheres, se olhem com amor e não esperem o pior acontecer para procurar por ajuda”, pontuou.



Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho