Prefeitura de Porto Nacional prepara os profissionais da rede municipal de ensino para um retorno de aulas presenciais mais seguro

A capacitação terá duração de dois dias e beneficiará aproximadamente 250 servidores

saude1                                        O evento aconteceu mantendo todas as medidas de enfrentamento contra a Covid-19

Visando um ambiente seguro na volta às aulas presenciais da rede municipal e privada, a Prefeitura de Porto Nacional iniciou na noite desta quarta-feira, 25, uma capacitação para merendeiras, auxiliares de serviços gerais, diretores e coordenadores das escolas municipais. A qualificação é feita por profissionais da secretaria municipal da saúde e, além de apresentar boas práticas de manipulação e maneiras de desinfecção, traz também orientações sobre como agir diante de alunos ou profissionais infectados.

No primeiro dia de capacitação, a médica infectologista Ana Terra explicou como está o cenário atual da pandemia, incluindo as novas variantes do vírus e quais os principais cuidados contra a Covid-19. “Distanciamento social, lavagem das mãos, uso correto da máscara de proteção e o uso constante do álcool em gel - 70%, são as principais medidas de proteção individual de enfrentamento à Covid-19 e suas variantes”, destaca Ana Terra.

A diretora da Vigilância em Saúde, Zenilde Carvalho, afirmou em sua fala que “reforçar os cuidados para os profissionais da educação e apresentar os protocolos estabelecidos pelo município é de fundamental importância para uma volta às aulas de forma segura. A diretora afirmou ainda que a qualificação acontecerá em todo o município antes do início das aulas presenciais. “Isso fará com que tenhamos um retorno mais seguro, além de facilitar a esses profissionais a identificar e agir de maneira correta na hora de constatar o vírus dentro do ambiente escolar”, finalizou.

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde falou sobre o protocolo do município, publicado no último decreto (nº 737, publicado em 13 de agosto), que dispõe a respeito de todas as medidas de enfrentamento contra a Covid-19, dentro de Porto Nacional.

Texto: Mychelle Tauane
Fotos: Dornil Sobrinho