Semana nacional de controle e combate a leishmaniose contará com ações voltadas para o Distrito de Luzimangues

A semana tem como objetivo promover e apoiar debates e outros eventos sobre políticas públicas de vigilância e controle da Leishmaniose

 zoo1As ações acontecerão obedecendo todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde - OMS, contra a Covid-19

 

Com o objetivo de intensificar o estímulo de ações educativas e preventivas em combater a Leishmaniose no município, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizará a abertura da Semana Nacional de controle e combate a Leishmaniose, nesta quarta-feira, 11, às 9 horas, com a palestra Leishmaniose: Desafios para o controle dessa zoonose, a ser realizada na Unidade Básica de Saúde - UBS Norte, no Distrito de Luzimangues. 

Na quinta-feira, 12, às 14 horas, a palestra será voltada para os frequentadores da Unidade Básica de Saúde do Setor Brigadeiro. Diversas outras atividades, como blitzs educativas e palestras, acontecerão ao longo da semana, entre os dias 10 e 17 de agosto. 

Semana Nacional de controle e combate a Leishmaniose

A lei nº 12.604 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12604.htm), surgiu no dia 3 de abril de 2012, com o objetivo de estimular ações educativas e preventivas em combate à leishmaniose em todo o País.

 

Sintomas da Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Os principais sintomas da doença são febres de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

Transmissão

A doença é transmitida por meio da picada de insetos, conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

 

Todos os protocolos de segurança, estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde - OMS, contra a Covid-19, serão respeitados.

 

 

Texto: Mychelle Tauane

Secretaria Municipal Comunicação