CAPS II LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA SAÚDE MENTAL DA CIDADE

A exibição está disponível no canal do Youtube ‘Prefeitura de Porto Nacional'.

WhatsApp Image 2021 05 18 at 10.28.33

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta terça-feira, 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Evaldo (CAPS II), lançou o documentário ‘Um Novo Modo de Olhar', que aborda a história da saúde mental da cidade. A exibição está disponível no canal do Youtube da Prefeitura de Porto Nacional.

O documentário é dividido em dois capítulos. O primeiro apresenta a descrição histórica da década de 90,  sobre a experiência do gastroenterologista, Célio Pedreira. O médico lutou pela mudança nos cuidados com a  saúde mental de Porto Nacional. O vídeo também traz relatos do psiquiatra Mardônio Parente, que empenhou-se  para a abertura e permanência do CAPS da cidade.

Já o segundo capítulo mostra histórias de dois pacientes, Neima Nunes e Pompilho Reis, que relatam suas vivências manicomiais e seus tratamentos no CAPS.

A idealização do documentário partiu da pedagoga Neila de Farias e da psicóloga Elaine Sena, juntamente com a equipe do CAPS, unidades constituídas por equipe multiprofissional, que presta serviços de assistência à saúde de caráter aberto e comunitário.

“Pensamos em abordar a história da saúde mental de Porto Nacional, por celebrar a data que marca a Luta antimanicomial no Brasil, nosso intuito é especialmente descrever as conquistas antimanicomiais em nosso município”, contou a pedagoga.

O documentário foi produzido durante a pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança. A obra audiovisual foi elaborada pela  Secretaria da Comunicação, com  direção e imagem de Kauan Mad, produção e edição de Antonio Cruz.

ENTENDA A CRIAÇÃO DO  DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

A data surge no contexto do Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, ocorrido em 1987. Durante o encontro, os profissionais da saúde se mostraram cada vez mais insatisfeitos em relação ao tratamento desumano dado a  quem sofria de transtornos mentais nos manicômios.

Em 2001, surgiu a Lei Federal 10.216, que assegura direitos a pacientes com transtornos psiquiátricos e estabelece protocolos de tratamentos. A norma é conhecida como Lei Antimanicomial.

O Movimento da Luta Antimanicomial é um apelo ao fim desses ambientes hostis e ao aumento dos direitos para as pessoas com doenças mentais. Na proposta de atendimento no modelo centrado no manicômio, a maioria delas é privada de sua liberdade e do direito de viver em sociedade, devido aos estigmas e exclusão social que foram impostos em nossa cultura.

Por Dandara Maria Barbosa/ Ascom