Campanha Nacional de Multivacinação e da Poliomielite: Porto Nacional já vacina crianças e adolescentes para atualização da caderneta vacinal

poliomielite

UBSs do Município já atendem crianças e adolescentes

De 05 a 30 de outubro, crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, deverão ser levados à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências, para serem imunizados contra a Poliomielite e, também, outras doenças, através da Campanha Nacional de Multivacinação. Tudo isso para a atualização da caderneta vacinal dessa faixa etária da população. No dia 17 será o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.

As UBSs de Porto Nacional atendem de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas, incluindo os Distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Nova Pinheirópolis. Para estes últimos, os dias de vacinação serão nas quintas-feiras, nos mesmos horários. Os pais devem levar a caderneta de vacinação das crianças e o cartão SUS.

A saúde municipal tem como meta vacinar contra a Poliomielite, 1.213 crianças de 1 ano de idade; 853 crianças de 2 e 3 anos de idade, cada; e 857 crianças de 4 anos de idade. Um total de 3.776 menores dessa faixa etária.  A vacina disponível é a VOP – Vacina Oral Poliomielite.

As ações visam reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem em todo o país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

O grupo alvo da vacinação contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Com a chegada da pandemia causada pelo novo Coronavírus, existe a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção, para evitar e diminuir o risco de contágio da doença, tanto entre os trabalhadores da saúde, quanto a população.

vacina poliomelite 5365 5884

Pais ou responsáveis não deixem de vacinar suas crianças

No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: tuberculose; rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Texto: Umbelina Costa