Semus Porto aguarda envio de vacinas pelo Ministério da Saúde

vacina pentavalente 768x513

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional informa que a quatindade de doses das vacinas Penta, DTP, DTpa, Vop, Vacina Antirrábica Humana e Influenza não é suficiente para atender a demanda da população. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vem sofrendo com a ausência de soros e vacinas, ficando a comunidade sem essa cobertura vacinal.

Tudo isso se justifica porque o Ministério da Saúde (MS) informou que ainda não foi possível realizar o envio, pois a carga de vacinas que chegou ao Brasil está aguardando parecer da OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde, para posterior liberação da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tão logo essas doses sejam liberadas para uso, serão distribuídas aos Estados. A última remessa enviada pelo Ministério foi em outubro, onde destinou seis mil doses para o Tocantins, informou em nota, o Ministério da Saúde.

image

A remessa de vacina pentavalente, adquirida por intermédio da OPAS, foi reprovada em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise do Ministério da Saúde. Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios, ainda de acordo com a nota.

A pasta informou que solicitou a reposição do fornecimento à OPAS. No entanto, não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo, e não é fabricada no Brasil. Foi feita nova aquisição de 6,6 milhões de doses e essas vacinas começarão a chegar de forma escalonada, no Brasil.

Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, para vaciná-las.

A distribuição das vacinas nos Municípios é de competência das Secretarias de Saúde dos Estados. Os pais que por ventura não conseguiram vacinar seus filhos devem procurar as salas de vacinação nos municípios e programarem a vacinação das crianças, conforme o cronograma de imunização.

A direção da Vigilância em Saúde emitiu um documento informando a falta da cobertura vacinal nas UBSs de Porto Nacional.

capturar

NOTA INFORMATIVA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Conforme o ofício 97/2019/SVS/MS de 30 de Setembro de 2019, venho através deste informar que estamos sofrendo com o desabastecimento (quantidade recebida não é suficiente para atender a demanda da população) de algumas vacinas e soros, o que tem causado transtornos à população que procura esses imunos nas unidades de saúde do nosso Município.

Solicitamos a compreensão de vossa senhoria quanto aos transtornos e salientamos que estamos aguardando a regularização da distribuição dos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde, para dar continuidade ao esquema vacinal da população.

Segue abaixo as vacinas:

Penta, DTP, DTpa, Vop, Vacina antirrábica humana e Influenza.

Sem mais a declarar, coloco – me à disposição para esclarecimento pelo telefone (63) 3363-4331.

José Roberto Aires da Silva Azevedo

Diretor da Vigilância em Saúde