Saúde referência: prefeito Joaquim Maia entrega UBS Vila Nova I; reforma, ampliação, mobiliário e equipamentos novos

 

 WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.29.27 1

Inauguração da UBS Vila Nova I, um marco na Saúde Municipal



O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, o vice-prefeito, Ronivon Maciel e a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, acabam de entregar à comunidade portuense, mais uma Unidade Básica de Saúde totalmente reformulada, revitalizada, ampliada, com mobiliários e equipamento de última geração, novinhos e que atendem às exigências do Ministério da Saúde. É a UBS Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis, popularmente conhecida como Vila Nova I. A nova unidade já está em pleno funcionamento.

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.53.07

 Unidade novinha trazendo conforto e bem-estar para a comunidade

 

WhatsApp Image 2019 09 17 at 10.26.07

Kit Laringoscópio (lâminas de 0 a 5) para entubação dos pacientes graves, exigência do Ministério da Saúde

 

WhatsApp Image 2019 09 17 at 10.26.07 1

 Kit de Emergência para a Sala de Procedimentos - colar cervical, tubo para entubação e ambu

 

A entrega aconteceu na última sexta-feira, 13, na sede da Unidade e contou com a presença ilustre da comunidade do setor Vila Nova e bairros vizinhos, bem como, de todo o secretariado municipal, servidores públicos municipais e vereadores.

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.28.38

Comunidade satisfeita com a conquista

 

A Unidade atenderá mais de seis mil moradores residentes nos bairros Vila Nova, Beira Rio, Umuarama, Jardim América, Jardim Nova América e Nova Capital. A construção da UBS foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). O recurso total foi de R$ 210 mil reais investidos em parceria com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) Porto Nacional.

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.53.06

Duas salas de espera climatizadas

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.53.34000000000000000000000

Ambiente de qualidade

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.29.27

Moderno consultório odontológico

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Joaquim Maia fez questão de ressaltar que sua gestão, junto com o vice-prefeito, Ronivon Maciel busca levar uma saúde humanizada e de qualidade para a população portuense.

“Sentimos alegria e muita satisfação por ter avançado tanto na primeira Unidade Básica de Saúde do Município, que é a Vila Nova I, existente há cerca de 30 anos em nossa cidade. Empreendemos uma saúde resolutiva e de cuidado para a população, e isso tem feito uma grande diferença na vida das pessoas,” explicou Joaquim Maia.

 

WhatsApp Image 2019 09 17 at 10.37.04

Prefeito Joaquim Maia com a sensação de dever cumprido

 

Para a secretária da Saúde, Anna Crystina, a inauguração de mais uma UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade. “Sabemos que essa é a mais antiga de Porto Nacional e nunca, na história da cidade, houve uma reforma, ampliação e uma mudança tão forte, para atender melhor a comunidade. Ainda em campanha, o prefeito Joaquim Maia esteve nessa Unidade, e colocou dentro do seu plano de governo, a reestruturação do local”, disse a Secretária.

 

WhatsApp Image 2019 09 17 at 10.43.03

Secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina Brito celebrando mais uma conquista para a Saúde

 

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Dilce do Nascimento, a nova estrutura da Unidade Básica Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis – Vila Nova I oferece condições ideais para o desenvolvimento das ações de Estratégia Saúde da Família (ESF) de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e à equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica.

 

WhatsApp Image 2019 09 17 at 11.11.15

Diretora de Atenção Primária, Dilce do Nascimento

 

Representando o ITPAC Porto Nacional, o diretor Edson Pimentel, parabenizou toda a equipe da prefeitura e ressaltou a parceria da instituição junto a atual administração. “Há nove meses iniciamos uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Nossa intenção é retribuir à comunidade de Porto Nacional, assistência em saúde”, ressaltou.

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 15.02.08

Diretor do ITPAC, Edson Pimentel


O ITPAC Porto Nacional é, atualmente, o maior grupo de educação com acadêmicos de Medicina do Brasil. Tem como objetivo principal, acompanhar a formação dos alunos, desde a graduação até a residência e especializações.

Ainda, segundo Edson Pimentel, antes da atual gestão, os internos de Medicina precisavam ir para outras cidades para concluir o internato, e isso era um desgaste para os alunos.

“Até uns três anos atrás os alunos precisavam sair de Porto Nacional para concluir o internato em outras cidades e só agora, na gestão do prefeito Joaquim Maia, conseguimos avançar muito em infraestrutura nas UBSs da cidade, e em toda a Rede Municipal também, e isso para nós é muito significativo,” finalizou o diretor Edson Pimentel.

Para a enfermeira e coordenadora da Unidade, Édina Lopes, a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.

 

WhatsApp Image 2019 09 17 at 10.37.05

Coordenadora da UBS Vila Nova I, Édina Lopes

 

A proprietária do Clube da Terceira Idade, Iris Silva, agradeceu o empenho do Prefeito na entrega da UBS. “Esse é um grande dia para os moradores do setor Vila Nova e para os demais bairros que também serão atendidos. O nosso sonho foi realizado. Agradeço ao prefeito Joaquim Maia, que além de receber a comunidade em seu gabinete, é um prefeito que resolve”, destacou.

A nova Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis – Vila Nova I, passa de 1 consultório médico para 4 Consultórios Médicos, 1 Consultório Multiprofissional, 1 Consultório de Enfermagem, 1 Consultório Odontológico, Sala de Atividades Coletivas, Sala dos Agentes Comunitários de Saúde, 1 Sala de Acolhimento, ampliado, 2 Salas de Espera, Sala de Vacina, Sala de Curativo, Sala de Administração de Medicamentos, Sala de Inalação, Sala de Esterilização de Material, Sala de Expurgo, 1 Sala de Depósito de Material de Limpeza, 1 Copa, 1 Banheiro de Funcionários e 1 Banheiro para a comunidade.

 

WhatsApp Image 2019 09 13 at 18.33.25

Equipe altamente capacitada para atender a comunidade

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 14.28.54

Muitos trabalho e grandes conquistas vem de uma super equipe

 

 

 


Texto: Mychelle Tauane

Fotos: Dornil Sobrinho

Secretaria Municipal da Comunicação