Secretaria Municipal da Saúde inicia a campanha em combate a tuberculose em Porto Nacional

Secretaria Municipal da Saúde inicia a campanha em combate a tuberculose em Porto Nacional 2

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última terça-feira, 12, a abertura da campanha em combate a tuberculose. O objetivo é contribuir para o controle da doença, principalmente, através da sensibilização da população portuense sobre a importância de diagnosticar, aderir e completar o tratamento. A ação ocorreu no Serviço de Assistência Especializada – SAE.

“Toda a rede Municipal de Saúde está realizando um trabalho de sensibilização de toda a comunidade falando do combate à tuberculose e a prevenção dessa doença. Esse mês eu acredito que será muito produtivo, pois a comunidade estará interagindo conosco e tirando suas dúvidas, além disso, essa campanha traz exatamente o que estamos trabalhando na gestão, que é a bandeira da prevenção e promoção da saúde”, afirmou a secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina.

Secretaria Municipal da Saúde inicia a campanha em combate a tuberculose em Porto Nacional 3

Incentivo ao paciente

A coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose, Andisléia Lima, explica que durante todo o mês de março diversas ações em combate a tuberculose serão realizadas. “Essa ação hoje foi apenas o pontapé inicial, teremos palestras, testes rápidos e outros incentivos ao paciente para que procure a Unidade Básica”, informou a coordenadora.

Secretaria Municipal da Saúde inicia a campanha em combate a tuberculose em Porto Nacional 4

Redução da doença

Na abertura da campanha a primeira dama, Aline Maia, participou do evento e frisou a importância da prevenção. “O principal objetivo desse mês alusivo ao combate a tuberculose é exatamente alertar a necessidade de adesão, ou seja, a aceitação do tratamento. Nos últimos dez anos tivemos uma redução de 14,1% da tuberculose em todo o Brasil, e aqui em Porto Nacional durante todo o mês iremos trabalhar acima de tudo com a prevenção e a promoção da saúde”, destacou Aline.

 

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)