Uma iniciativa que já está em andamento vai mudar a realidade de muitos usuários da rede municipal de saúde de Porto Nacional. Para reduzir a grande fila de espera e acabar com o sofrimento de pessoas que em alguns casos esperavam por uma cirurgia oftalmológica há quase 10 anos, a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estabeleceu um convênio com a Clínica de Olhos Yano de Palmas.

Na última sexta-feira, 25, cinquenta pacientes fizeram os procedimentos necessários para o pré-operatório. Foram realizados exames de ultrassonografias de globo ocular e diagnóstico em oftalmologia simples e avançada.

O foco se concentra no combate à catarata, glaucoma e pterígio. Estão incluídos nos serviços todos os custos com exames pré-operatórios e cirurgia. Nesta gestão mais de 150 cirugias dessas modalidades.

As demandas serão atendidas gradativamente. A previsão é de que dezenas de pacientes recebam o benefício cirúrgico até o prazo de um ano. A Prefeitura está disponibilizando transporte até a clínica para a realização dos procedimentos.

Prefeitura de Porto Nacional retoma atendimento de cirurgias oftalmológicas e reduz fila de espera de quase 10 anos1

Iniciativa da gestão Joaquim Maia

Entre os pacientes está o aposentado Raimundo Souza Silva, 76, portuense, que foi beneficiado com a cirurgia de catarata.

“Eu sou cidadão de Porto Nacional, e vejo como o prefeito Joaquim Maia tem trabalhado na melhoria da saúde pública. Um pai de família que vive com um pequeno salário não tem condições de pagar por essa cirurgia. Eu estou muito feliz porque esse mutirão veio na hora certa”, afirmou Raimundo.

A dona de casa Anita Lemos também espera há oito anos para se livrar da catarata. Ela comentou emocionada, ao passar pelos exames depois de oito anos, que fará a tão esperada cirurgia de catarata. “É uma benção divina. Agradeço a iniciativa da gestão do prefeito Joaquim Maia”, destacou Anita.

Prefeitura de Porto Nacional retoma atendimento de cirurgias oftalmológicas e reduz fila de espera de quase 10 anos 32

Responsabilidade

A partir de fevereiro já tem cirurgias para acontecer no hospital.

Diante da morosidade e da burocracia que os pacientes sofriam, o prefeito Joaquim Maia e a secretária municipal Anna Crystina Brito se sensibilizaram com a situação, e trouxeram a responsabilidade para o Município, com o propósito de atender com mais agilidade às solicitações agendadas.

“Nos apresentamos para trazer solução efetiva para o sofrimento dessas pessoas que estavam há quase 10 anos esperando por uma cirurgia de catarata. Agora poderão realizar a cirurgia e voltar a enxergar com saúde”, assegura o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia.

Prefeitura de Porto Nacional retoma atendimento de cirurgias oftalmológicas e reduz fila de espera de quase 10 anos 23

Atendimento da demanda

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, esse projeto visa ordenar o fluxo de cirurgias oftalmológicas não somente de Porto Nacional, mas de doze Municípios que fazem parte da região de saúde do Estado, chamada Amor Perfeito, além da cobertura em quatro Municípios da região Sudeste.

“Esperamos dar sequência mensalmente com a demanda existente que nós temos. A gente conseguiu a contratação com o preço da tabela SUS, isso é importante, porque tem como base o valor que a gente recebe. A qualidade e o resultado têm sido muito bons. Com isso atendemos uma demanda que se tem nessa área de cirurgias, porque o Município só ofertou esse tipo de cirurgia agora na gestão do prefeito Joaquim Maia”, explicou a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito.

WhatsApp Image 2019 01 29 at 17.23.514

Para o superintendente municipal da Saúde, Sílvio Lira, o que está havendo é uma sensibilização da gestão de inserir uma quantidade maior de pessoas que estão na fila de espera há muito tempo, que tinham inclusive o risco de perder a visão.

“É importante salientar que é um projeto que foi assinado em 2016, e que hoje a gestão Joaquim Maia e a secretária Anna Crystina trouxe essa responsabilidade pra atender a demanda que a população esperava há décadas. Nós temos na fila de espera, pessoas de 2014, que estão sendo atendidas agora por esse projeto. Agora estamos na fase de exames, as consultas já foram realizadas. Nos próximos dias vão começar as operações”, informa o superintendente municipal da Saúde, Sílvio Lira.

WhatsApp Image 2019 01 29 at 17.37.45

Municípios integrados

O projeto de cirurgias oftalmológicas eletivas não é somente para Porto Nacional, ele abrange também aqueles munícipios que estão integrados a referência ambulatorial Amor Perfeito e os municípios da região sudeste.

Amor Perfeito:

Brejinho de Nazaré

Chapada da Natividade

Fátima

Ipueiras

Mateiros

Monte do Carmo

Natividade

Oliveira de Fátima

Pindorama do Tocantins

Ponte Alta do Tocantins

Porto Nacional