Prefeitura de Porto Nacional inaugura iluminação natalina, campanha Natal para Todos e Casa do Papai Noel

Prefeitura de Porto Nacional inaugura iluminação natalina campanha Natal para Todos e Casa do Papai Noel 2

O Centro Histórico de Porto Nacional viveu na sexta-feira, 7, uma noite de magia e brilho com a estreia da iluminação natalina, o lançamento da campanha Natal Para Todos e a inauguração da Casa do Papai Noel. A cerimônia teve queima de fogos e cantatas na Praça Nossa Senhora das Mercês, chamada popularmente por “Praça da Catedral”.

A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com a Articulação do Selo Unicef. O prefeito Joaquim Maia, o vice-prefeito Ronivon Maciel, a articuladora do Selo e primeira-dama Aline Maia, e o Secretariado Municipal participaram da solenidade de abertura oficial.

Na oportunidade, o Bispo Diocesano Romualdo Matias, abençoou a cidade, a comunidade e em especial as crianças, que representam toda a magia do Natal.

Prefeitura de Porto Nacional inaugura iluminação natalina campanha Natal para Todos e Casa do Papai Noel 4

Praça da Catedral

A decoração abrange o túnel iluminado com lâmpadas de LED, situado diante da árvore gigante de natal com 9 metros de altura, com várias combinações de efeitos luminosos. Tendo em frente, também, um lindo presépio.

Porém, a noite ainda marcou a inauguração da Casa Encantada do Noel, situada no entorno da praça, que cheia de novidades foi instalada num casarão centenário com o intuito de oferecer uma experiência única aos visitantes.

Na sua chegada, o Papai Noel apareceu para saudar as crianças em um caminhão do Corpo de Bombeiros. Em seguida foi recepcionado pelo prefeito e pela primeira-dama, que entregaram a ele a chave da cidade.

Enquanto isso uma multidão de crianças lotou a praça para recepcionar a figura simpática do “bom velhinho” para tirar fotos. Nas árvores ao longo da praça, foram colocados luzes azuis e verdes, e cordões luminosos, chamados snow led, que dão o efeito de neve caindo.

Prefeitura de Porto Nacional inaugura iluminação natalina campanha Natal para Todos e Casa do Papai Noel 3

Espírito Natalino

O prefeito Joaquim Maia destacou o verdadeiro espírito natalino, e agradeceu a equipe técnica da Prefeitura, somada a secretários, primeira-dama, e todos que se esforçaram para preparar cada detalhe da decoração na orla e na praça do Centro Histórico.

“Quero agradecer a todos que contribuíram por essa noite memorável. Não podemos esquecer que o Natal é um momento de agradecimento e fraternidade. Um feliz Natal para todos nós e que o Menino Jesus nos ilumine”, comemorou o prefeito.

Atrações artísticas

Além do acendimento simultâneo das luzes, houve também apresentação da tradicional Cantata de Natal, do Coral Vozes da Esperança da Escola Municipal Marieta Macedo. A Avenida Beira-Rio na orla da cidade foi contemplada também com uma decoração natalina diferenciada.

Na ocasião, a Banda Sinfônica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Esperança e União, emocionou a todos com canções natalinas e recebeu o nome de “Professora Eunice Maya Barbosa”, através de decreto assinado pelo prefeito em que homenageia a memória da portuense que contribuiu com o legado da educação local.

A Casa do Noel

Decorada com motivos natalinos feitos de materiais reciclados, a Casa do Papai Noel foi instalada num casarão histórico de 1930, que faz parte do núcleo arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local, os visitantes, além de fazer pedidos de presentes, tiraram selfies ao lado do “bom velhinho”.  A encenação deste personagem tem sido motivo de alegria para todos que o visitam.

Equipada com moveis de época, e restaurada pela primeira vez no ano de 2003, a decoração da casa combina beleza, bom gosto e economia. De propriedade do portuense Ricardo Inácio, o casarão foi cedido gratuitamente por ele ao projeto natalino da Prefeitura.

A Casa do Papai Noel está aberta ao público até o dia 23 de dezembro, todos os dias, das 17 às 22 horas.

Arrecadação de donativos

Com o objetivo de tornar o Natal de muitas crianças mais feliz, o projeto “Natal Para Todos” arrecada brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis para serem destinados às crianças portuenses, e famílias.

Desde o início deste mês foi distribuído pela articuladora do Selo UNICEF e primeira-dama de Porto Nacional, Aline Aires Maia, caixas de coleta em todos os setores da gestão. Os donativos também podem ser entregues na Casa do Papai Noel. “Queremos proporcionar um Natal com alimentos para as famílias e com muitos brinquedos e presentes para as crianças carentes”, enfatizou Aline.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves/Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)