Setor Brigadeiro Eduardo Gomes e bairros circunvizinhos recebem a 6ª edição do Programa Meu Bairro Melhor

A Prefeitura de Porto Nacional realizou mais uma importante ação do Programa Meu Bairro Melhor neste final de semana no Setor Brigadeiro Eduardo Gomes que começou com ações de saúde, de educação, assistência social e serviços disponibilizados para os moradores da região. O evento que começou na sexta-feira, 30, contou com a integração de centenas de servidores.

A iniciativa efetuada a cada mês em um local diferente leva para os moradores a prestação de diversos serviços. Estiveram presentes chefes de departamentos, secretários, vereadores, além do Prefeito Joaquim Maia e a articuladora do Selo UNICEF e primeira-dama, Aline Aires Maia.

De acordo com o prefeito Joaquim Maia, o programa Meu Bairro Melhor é uma forma de aproximar a Prefeitura da comunidade, levando a ação pública mais perto do cidadão portuense.

“Hoje é um dia muito especial para nós e toda região é uma ação exitosa, pois traz a Prefeitura para perto da nossa gente. Aqui realizamos atendimentos e serviços importantes cujo objetivo é de integrar e fortalecer a cidade”, refletiu o prefeito Joaquim Maia.

O Meu Bairro Melhor contempla também os moradores das comunidades vizinhas, Padre Luso, Nacional, Parque Eldorado e Santa Rita.

Saúde

Durante todo sábado e domingo, foram disponibilizados aos moradores, além de consultas médicas, serviços como atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, agendamento de exame preventivo, consultas clínicas, entrega de medicamentos e orientações de prevenção.

A equipe da Vigilância em Saúde visitou residências e terrenos baldios em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, além de realizar um trabalho de conscientização no bairro, a fim de evitar a proliferação do mosquito, que pode causar dengue, zika, e outras doenças graves.

Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina, o momento possibilita o alcance de um público maior em cada atividade e, dessa forma, a promoção da saúde entre a população.

“Estamos aqui com uma equipe multiprofissional em diversas áreas, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, dentistas, farmacêuticos, dentre outros. O trabalho segue sendo realizado através da união de equipes, da boa vontade, colaboração e solidariedade profissional dos servidores”, considerou a secretária.

Setor Brigadeiro Eduardo Gomes e bairros circunvizinhos recebem a 6ª edição do Meu Bairro Melhor 2

Assistência Social

A Secretaria Municipal da Assistência Social, assim como representantes dos departamentos CRAS e CREAS, estiveram presentes para informar a comunidade dos programas sociais oferecidos pela gestão, assim como informações sobre o cadastro e benefícios do Cadastro Único para o programa Bolsa Família, além de proporcionar aos moradores do setor atividades educativas e recreativas na Tenda da Alegria, tornando assim o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo mais dinâmico.

A secretária da SEMAS, Verônica Fontoura, destacou a importância do programa itinerante para a população.

“O Meu Bairro Melhor é uma iniciativa que proporciona uma maior aproximação dos serviços ofertados pela gestão com a comunidade portuense. Hoje, mais uma vez estamos levando nossas ações, através do trabalho do CRAS Esperança (Centro de Referência da Assistência Social), um instrumento fundamental que oferece serviços e ações de proteção básica às famílias em situação de vulnerabilidade social”, avaliou a secretária.

Juventude

A Fundação Municipal da Juventude também promoveu o campeonato de golzinho de rua, possibilitando assim a integração das crianças num ambiente agradável de lazer.

“Com a ação do Meu Bairro Melhor, temos conseguido envolver as crianças e jovens com opção de lazer e cultura. E mais uma vez o campeonato de golzinho para dar acesso ao esporte, que às vezes é tão difícil às comunidades carentes. Além do acesso ao ID Jovem que é a carteirinha, que possibilita acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artísticos culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual”, enfatizou o Coordenador de Políticas Públicas para Juventude, Júlio Cesar Muniz.

Setor Brigadeiro Eduardo Gomes e bairros circunvizinhos recebem a 6ª edição do Meu Bairro Melhor 3

Esporte

No Esporte, os jovens moradores dos bairros tiveram a oportunidade de participar de um amistoso de futsal, karatê e jogos de vôlei de areia. De acordo com o secretário Edioney Nunes, a ideia é motivar a interação desse público com as diversas modalidades esportivas.

Infraestrutura

O Programa Meu Bairro Melhor, através da Infraestrutura, levou também serviços de patrolamento, tapa-buracos, limpeza urbana, manutenção, capina e podas de árvores.

Educação

A Secretaria Municipal da Educação esteve presente na Tenda da Alegria, promovendo rodas de leitura, contação de histórias e brincadeiras com as crianças da comunidade, através da pedagoga Alice Luz que trabalha com a educação infantil.

A secretária Shyrleide Maia, ressaltou que a execução do Meu Bairro Melhor está alinhada com o propósito da gestão para a Educação. "Os contos infantis transportam conhecimento, alegria e ludicidade. São ações pedagógicas fundamentais para o pleno desenvolvimento das nossas crianças”, avaliou a secretária da Educação.

Cultura

Para a realização do evento, a Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult) contribuiu com a instalação da estrutura. Foi cedido, tendas, cadeiras, iluminação e equipamentos de som.

A Prefeitura de Porto Nacional agradece a todos os envolvidos e informa que em 2019 retorna trazendo melhorias, qualidade de vida e saúde à população.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)