Prefeitura de Porto Nacional realiza Dia D das Campanhas Foco no Fogo e Fogo Zero

As ações são um trabalho conjunto entre o município e o Governo do Estado que visa a contenção dos índices de incêndio no Tocantins

trapv

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Visando realizar uma excelente gestão no combate e prevenção aos incêndios florestais, a prefeitura municipal de Porto Nacional, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta quinta-feira, 1 de junho, o projeto Foco no Fogo, que consiste em visitar comunidades rurais e escolas levando orientações de prevenção acerca da temática.

Servidores da gestão municipal também estiveram nas visitas, reforçando o projeto do município Fogo Zero, que tem a mesma finalidade da Campanha do Governo do Estado.

takshssvvv

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Participaram da ação de hoje, o IBAMA, Prev-Fogo, SEMARH, Naturatins, BPMA, Defesa Civil, Bombeiros, Exército, Guarda Municipal, Detran e Energisa. Da equipe de Porto participaram a Defesa Civil Municipal, Equipe do gabinete e da Infraestrutura, a Agência de Regulação e Meio Ambiente, e a Secretaria de Agricultura.

O prefeito Ronivon Maciel acompanhou o início dos trabalhos pela manhã e agradeceu a parceria. “Esse é um importante trabalho em parceria com o Governo do Estado, com o Governo Federal através do IBAMA, que é o Foco no Fogo, e o Fogo Zero que é uma ação aqui do município. Os esforços são para que nós possamos garantir o controle das alterações climáticas. Isso é de suma importância para a nossa população, grato pela parceria e desejo a todos um bom trabalho”, concluiu.

traphgsç

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade do Governo do Estado, Erliette Gadotti, disse em entrevista: “O Governo do Estado do Tocantins, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza a quarta edição da Campanha Foco no Fogo, o projeto tem por objetivo levar orientação para os proprietários rurais e também nas escolas sobre o quanto as queimadas ilegais são prejudiciais. As crianças são o futuro da nossa nação, então são elas que irão propagar essa informação, por isso é uma inovação. Pretendemos com essa ação alcançar um público ainda maior e assim diminuir os índices de queimadas no Estado”, frisou.

À frente da equipe do município, a Analista Ambiental, Sonaira Parente, explicou: “O projeto Fogo Zero está na sua quinta edição, e tem por objetivo ir até as comunidades rurais apresentando todas as medidas de prevenção de incêndios. A prefeitura municipal, por meio da Agência de Regulação e Meio Ambiente visita todos os anos as comunidades para levar orientação do momento de se fazer os asseiros, fazer as preventivas para que o fogo não chegue até suas residências causando danos” frisou.

Sonaira ainda reforçou, “em parceria com o Estado visitamos 8 comunidades, levando essas orientações também até as escolas. A novidade esse ano é o início das instalações da Brigada Rural, em parceria com o SENAR estamos fazendo capacitações em assentamento, cada ano faremos implantação em uma comunidade, para que assim os moradores já estejam preparados com conhecimento das medidas preventivas”, pontuou.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação