Prefeitura de Porto Nacional firma parceria para coleta e descarte correto de pneus usados

 

O material descartado será transformado em raspas para composição do asfalto de rodovias, ferrovias e no setor da construção civil

 

WhatsApp Image 2022 01 12 at 16.50.06 1                                                                                                                                 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN), firmou parceria com a empresa Ecoply Reciclagem para recolhimento e descarte correto de pneus usados. A empresa realiza um trabalho de reutilização de pneus descartados transformando-os em raspas que podem ser utilizadas para composição do asfalto de rodovias e ferrovias, nos setores da construção civil, composição de biomassa, indústria calçadista, autopeças entre outros.

Conforme o presidente da ARPN, Fabrício Machado, “a Ecoply Reciclagem fará a coleta dos pneus de maneira voluntária. Na sede do município, o recolhimento será constante, já no Distrito de Luzimangues, o recolhimento será realizado com o apoio dos borracheiros, que foram notificados a depositar os pneus em um ponto de entrega na garagem central, onde serão armazenados adequadamente até o recolhimento que acontecerá a cada 15 dias”, explicou.

Fabrício Machado ressaltou ainda que o descarte inapropriado de pneus causa um impacto ambiental significativo. “Nosso intuito com essa parceria é oferecer uma alternativa ecologicamente correta para a população se desfazer desses resíduos sem prejudicar o meio ambiente”, destacou.

De acordo com o presidente da ARPN, está sendo realizado um trabalho de conscientização da sociedade em relação a importância da disposição adequada dos pneus, pois o descarte inadequado coloca em risco o meio ambiente e também a saúde pública. Levando em consideração que a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, é muito comum em pneus que não estão sendo utilizados, essa ação é uma das alternativas para evitar a doença no município”, pontuou.

 

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal da Comunicação