Árvores nativas são plantadas no entorno de Áreas de Proteção Permanentes do município

O projeto pretende atingir a marca de 20 mil mudas plantadas na cidade até 2024

Arpn 1                                                                           Fotos: Divulgação/ Agência de Regulação, Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN)

Uma iniciativa da prefeitura de Porto Nacional, por meio da Agência de Regulação, Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN) e com o apoio da Secretaria da Produção, e do Tiro de Guerra 11-005 está recuperando as Áreas de Proteção Permanentes (APPs) do município e promovendo mudanças com o Plantio de Mudas Nativas em áreas degradadas, nas matas ciliares de diversos rios, córregos e ribeirões. O projeto pretende atingir a marca de 20 mil mudas plantadas na cidade até 2024. Nesta quinta-feira, 02, foram plantadas 58 árvores na região da Escola Municipal Chico Mendes, a previsão é de aumentar esse número para 154 mudas.

A ação, que visa a proteção e a manutenção das matas ciliares, promovendo a restauração ecológica desses locais, é pioneira e mostra o comprometimento da gestão com a preservação da natureza e com a qualidade de vida da população, tanto nos dias atuais como para as gerações futuras. De acordo com  a ARPN, o planejamento é de fazer o plantio de 1 mil árvores até o final de 2021; 5 mil até o final de 2022; 10 mil em 2023 e mais de 20 mil até 2024.

arpn 2                                                                                                   Fotos: Divulgação/ Agência de Regulação, Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN)

O secretário executivo da ARPN, Eduardo Benvindo, ressaltou que um dos objetivos é promover a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da natureza como um todo. “Temos trabalhado de forma intensa, no intuito de desenvolver ações que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população e também a preservação ambiental”, frisou.

Sonaira Parente, analista ambiental da ARPN explica que, "o plantio de mudas nativas do cerrado visando a recuperação de áreas de proteção (APP) degradadas se faz de grande importância para que haja a conservação dos recursos hídricos em nosso município. Muitos produtores rurais tem vivenciado na prática a seca de seus mananciais, e ações como essa buscam minimizar ao longo do tempo a falta de água em suas propriedades", enfatizou.

Participaram da ação, equipes de profissionais da ARPN, da Secretaria Municipal da Produção e alunos da Escola Municipal Chico Mendes.

arpn 4                                                                          Engenheira Ambiental da Secretaria da Produção, Fernanda Soares, realizando plantio

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Divulgação/(ARPN)