Prefeitura e ATR fiscalizam qualidade da água fornecida aos moradores de Luzimangues

As ações realizadas em todos os loteamentos do distrito são desdobramento de Audiência Pública promovida pela câmara de vereadores

18b400ed 1a12 469c ad5b e57a935ddffc
                                                                                                                                        Foto: Flávio Monteiro/Subprefeitura

A prefeitura de Porto Nacional, em parceria com a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização - ATR, realizam ações de fiscalização e monitoramento da qualidade da água fornecida aos moradores de Luzimangues. As diligências acontecem desde esta sexta-feira,15, e todos os loteamentos do distrito receberão as visitas dos técnicos envolvidos. Conforme o superintendente distrital, Flávio Monteiro, até o próximo domingo, 17, todo o fornecimento de água será avaliado.

As ações são um desdobramento da última Audiência Pública, promovida pela câmara de vereadores no Distrito do Luzimangues, (https://www.portonacional.to.gov.br/index.php/blog-de-noticias/2996-moradores-de-luzimangues-reivindicam-melhorias-de-servicos-da-brk-ambiental-em-audiencia-publica) quando o prefeito de Porto Nacional assumiu o compromisso, junto à população - após relato de moradores de que água distribuída pela BRK no distrito estava com coloração inadequada -, de cuidar para que o problema fosse solucionado.

O secretário executivo da   Agência Municipal de Regulação, Fiscalização e Meio Ambiente, Terency Porto, explica: "após o desdobramento da Audiência Pública, o prefeito se comprometeu através da ARPN, realizar essa ação conjunta com a ATR, estive presente todos os dias, acompanhando essa fiscalização, com os fiscais da nossa agência e da ATR. Toda essa ação tem como objetivo dar equilíbrio entre as concessionárias prestadoras de serviços dentro nosso município, e  atender a reivindicação da sociedade que é a principal interressada em um serviço de qualidade", afirmou.

Flávio Monteiro elogiou o compromisso que o prefeito Ronivon Maciel e o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues estão demonstrando com a população do Luzimangues e destacou que “há anos as pessoas vêm fazendo reclamações constantes em relação ao abastecimento e a má qualidade da água. Durante a audiência pública realizada pela câmara municipal, o prefeito Ronivon Maciel, o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues e nós da subprefeitura nos comprometemos com a população de levar o mais rápido possível os técnicos para fazerem essa vistoria em diversos locais do Distrito. Para mim, enquanto superintendente distrital, é muito importante honrar este compromisso que os gestores fizeram com a população de Luzimangues, que hoje está sendo ouvida”, pontuou.

d8594061 a856 405f b8ca da6023d489c9
                                                                                                                                  Foto: Flávio Monteiro/Subprefeitura

Conforme o presidente da Agência Municipal de Regulação, Fiscalização e Meio Ambiente - ARPN, Fabrício Machado, a instituição realizará bimestralmente, o controle da água distribuída em Porto Nacional e do lançamento do esgoto tratado no entorno do lago. “Estamos vigilantes e iremos cobrar todos os investimentos em água e esgoto na cidade, pactuados até 2024, conforme previsto no contrato concessionário 157/99, montante este próximo de 40 milhões em investimentos em água e esgoto. Precisamos do apoio de toda a população para garantir que este serviço seja prestado com qualidade e em breve teremos uma linha 0800 para denúncias e melhor fiscalização dos serviços prestados na cidade”, declarou.

O comerciante Carlos Oliveira, que é morador do distrito de Luzimangues e que participou da audiência pública realizada na quarta-feira,13, (https://www.portonacional.to.gov.br/index.php/blog-de-noticias/2996-moradores-de-luzimangues-reivindicam-melhorias-de-servicos-da-brk-ambiental-em-audiencia-publica) e acompanhou as vistorias na sexta-feira, 15, falou da satisfação em ver as promessas começando a virarem realidade. “É gratificante ver de perto as demandas da comunidade sendo levadas a sério. Isso mostra que o prefeito realmente está comprometido com a sociedade de Luzimangues”, frisou.

Por: Nadya Mayara/Secom
Fotos: Flávio Monteiro