Porto Nacional firma parceria com a Granol para transformar óleo de cozinha usado em biodiesel

Pontos de troca de resíduos oleosos serão instalados em locais estratégicos da cidade

IMG 20210809 WA0061

Analista ambiental Sonaira da Glória Gomes

O Porto Recicla Óleo, que será lançado na próxima quarta-feira, 11, com assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Porto Nacional e a empresa Granol já conta com pelo menos dois pontos de troca de resíduos oleosos; a Feira do Produtor e o anexo II da prefeitura de Porto Nacional. Pela proposta do projeto, a cada 4 litros de óleo usado a Granol entregará um litro de óleo novo.

Equipes da Agência de Regulação, Serviços Públicos e do Meio Ambiente de Porto Nacional (ARPN), usaram a estrutura do Circuito Turístico Cultural de Audiovisual na manhã desta segunda-feira, 09, para convidar a população a participar desta iniciativa. A live foi transmitida pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Porto Nacional e destacou a importância e os objetivos do projeto Porto Recicla Óleo para o município.

O projeto de reuso do óleo de cozinha tem como objetivo fazer a destinação adequada das sobras de óleos de cozinha, que atualmente é uma problemática dentro do contexto ambiental, uma vez que descartado de forma inadequada, pode contaminar o solo, a água e outros espaços. A ideia da empresa é que esse óleo sujo de cozinha seja transformado em biodiesel.

A analista ambiental Sonaira da Glória Gomes ressalta que o ponto de troca de resíduos da Feira do Produtor, localizada no Centro de Comercialização da antiga rodoviária, receberá os resíduos todas as quartas-feiras, das 14 às 18 horas. Outros pontos de troca serão montados no prédio do Anexo ll da Prefeitura de Porto Nacional; e em Luzimangues. Posteriormente outro ponto de troca será viabilizado para os Setores Alto da Colina e Novo Planalto. “Estamos procurando pontos específicos para estarmos fazendo essa troca. Esperamos que aos poucos a comunidade possa aderir ao projeto, acumulando esse óleo em garrafas pet e fazendo a troca”, ressaltou Sonaira.

De acordo com a Analista Ambiental, também serão firmadas parcerias com comerciantes, donos de restaurantes, bares e pastelarias. “Lugares que consomem bastante quantidade de óleo, vão fechar uma parceria diretamente com a Granol e a empresa vai buscar nesses locais. Eles só precisam armazenar e acionar a Granol que os responsáveis irão fazer a troca, sem a necessidade de irem ao ponto de troca”, frisou.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Eidimarques Vaz