COE Porto Nacional: Prefeitura Municipal realiza 2ª reunião para discutir pandemia do Coronavírus

COE3

Prefeitura de Porto Nacional realiza segunda reunião do COE

Nessa segunda-feira, 23, a Prefeitura de Porto Nacional se reuniu novamente com o COE - Comitê Operacional de Emergência, para averiguação do atual cenário do Município, em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19). O encontro aconteceu na sede do Paço Municipal e contou com a participação do prefeito Joaquim Maia, de gestores da Saúde e de outras áreas envolvidas.

Foi apresentado, através de slides, um panorama da pandemia - de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS); informações sobre esse vírus que está disseminado no mundo e sendo pesquisado por cientistas; o período de incubação e transmissibilidade; boletim de acompanhamento da Secretaria de Estado da Saúde referente ao domingo, dia 22; o cenário municipal, a estruturação da Secretaria Municipal da Saúde (Semus); e, por último, as medidas de prevenção populacional.

A reunião foi chancelada pela secretária municipal da Sáude, Anna Cristyna Brito, e pelo diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires.

"Ela ainda informou que as equipes, “estão fazendo o papel de orientar toda a comunidade sobre as medidas de prevenção e contenção em Porto Nacional e na zona rural”, explicou a secretária Anna Crystina.

Por sua vez, o diretor da Vigilância em Saúde, José Roberto Aires, ressaltou que as medidas se concentram com o objetivo de diminuir a potencialidade de transmissão da Covid-19 nos próximos dias, o que é possível, reduzindo a circulação de pessoas e aglomerações.

“Sobre as medidas, seguimos as orientações ministeriais, dentro do âmbito nacional. A recomendação é: diminuir a aglomeração de pessoas - como descrito no Decreto Municipal nº149/2020” - informou o Diretor da Vigilância, enfatizando que quanto mais pessoas ficarem dentro de casa, principalmente nesta semana e na semana que vem, será um ganho muito grande, porque quem for contaminado agora e durante a próxima semana, só vai apresentar sintomas após o quinto dia, o que corresponde ao período de incubação da doença, que é de 2 a 14 dias.

Ele disse ainda que nos dois primeiros dias ainda têm a replicação viral dentro do organismo. “Então, essas pessoas vão apresentar sintomas em meados do dia 10 de abril, data que o Ministério da Saúde prevê um grande pico epidêmico dentro do território nacional. E isso não é diferente para Porto Nacional, pois temos confirmação de casos em Palmas, que está relativamente perto do nosso Município”, relatou.

COE4

Análise de Dados de Acompanhamento

A reunião contou com a participação da Defensora Pública, Kênia Martins Pimenta Fernandes, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Porto Nacional, Ariel Cravalho Godinho, bem como de todo Secretariado Municipal, dentre órgãos e instituições.

“Nós da Defensoria Pública já fechamos também o nosso atendimento. Somente as demandas urgentes estão sendo atendidas, via Whatsapp e telefone. Se necessário for, presencialmente, mas só em última hipótese. E dizer aqui, ainda, que a Defensoria tem interesse em participar do Comitê, e quer ser incluída”, revelou Kênia Martins.

Na ocasião, a secretária Anna Crystina enfatizou que ficou instituído, a partir do Decreto de ‘Emergência em Saúde Pública, o COE - baseiado por meio de orientação do Ministério da Saúde - onde os municípios instituem-os para que de forma coletiva, as estratégias e o monitoramento relacionados à Covid-19, sejam discutidos por pessoas da comunidade e da estrutura pública do Município, podendo assim, se organizarem e direcionarem ações específicas.

Participaram da reunião, a Procuradoria-Geral do Município, Secretarias Municipais da Administração, da Assistência Social, da Comunicação, do Governo, Guarda Municipal, Polícia Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Tiro de Guerra 11-005 e OAB.

COE

O intuito do Comitê é fazer análises permanentes do desenvolvimento das ações para combater e prevenir a Covid-19, causada pelo Coronavírus, no Município. Além de avaliar, durante o período de pandemia, o funcionamento da cidade, de acordo com as situações que mudam dia a dia, em decorrência do avanço da doença no território nacional.

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Rodrigo Alves