Prefeitura de Porto Nacional realiza ações em prol da Saúde do Homem nos Distritos de Nova Pinheirópolis e Escola Brasil

WhatsApp Image 2019 11 12 at 16.02.20

A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última sexta-feira, 8, o Dia “D” do Movimento Mundial “Novembro Azul” nos Distritos de Nova Pinheirópolis e Escola Brasil. Neste mês toda a Rede de Atenção Básica à Saúde do Município se volta para a mobilização com foco na prevenção integral à saúde do homem, principalmente para as doenças que mais tem causado mortalidade no sexo masculino, a exemplo de doenças crônicas como diabetes, obesidade, problemas de pressão arterial e câncer de próstata.

WhatsApp Image 2019 11 12 at 16.01.57

Serviços de Atenção Básica à população masculina da Região Sul e da zona rural do Município

O Dia D aconteceu simultaneamente nas duas localidades e proporcionou serviços de Atenção Básica à população masculina da Região Sul e da zona rural do Município. A iniciativa faz parte de uma política nacional de saúde.

Nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram realizadas diversas atividades de orientação sobre a saúde do homem e atendimentos médicos, consultas de enfermagem, aferição de pressão arterial, orientações e atendimento em saúde bucal, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites, aferição de pressão arterial, atualização da situação vacinal, entre atividades educativas voltadas para o público masculino.

WhatsApp Image 2019 11 12 at 16.01.55

Atendimento Odontológico

A ação foi acompanhada pelo prefeito Joaquim Maia, pela articuladora municipal do Selo UNICEF e primeira-dama Aline Maia, pelo vice-prefeito Ronivon Maciel e pela secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito.

“Avançamos muito no atendimento prestado a nossa comunidade no que diz respeito à saúde e, neste mês, com o apoio de uma equipe altamente qualificada, voltamos a atenção à prevenção das doenças que acometem os homens”, destacou o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia.

O prefeito Joaquim Maia ressaltou ainda, a importância do Movimento, que incentiva ações de educação em saúde no Município. “Esta é uma ação de relevância mundial. Com certeza, novembro será um mês onde não faltarão oportunidades para que os homens priorizem a saúde”, comentou.

WhatsApp Image 2019 11 12 at 16.01.58

Prefeito Joaquim Maia e o vice-prefeito Ronivon Maciel prestigiando a ação do Dia D do Homem

A diretora da Atenção Básica do Município, Patrícia Rodrigues, disse que os dias D são realizados especialmente para o público que não consegue ir aos postos de saúde no meio da semana.

“Principalmente para quem trabalha e, pela rotina, acaba não tendo tempo de procurar os serviços de saúde. Aproveitamos a oportunidade e pedimos que os familiares e as esposas incentivem os maridos a procurarem as unidades de saúde. Não é só pelo câncer de próstata, mas por várias outras doenças, que a falta de prevenção acaba desencadeando. As mulheres são as que se cuidam mais e por isso elas são importantes para auxiliar nessa conscientização dos homens, nos cuidados com a saúde”, disse a Diretora.

WhatsApp Image 2019 11 12 at 16.02.19

Diretoria de Atenção Básica Patrícia Rodrigues, o vice-prefeito Ronivon Maciel e a Secretária da Saúde Anna Crystina Brito

WhatsApp Image 2019 11 12 at 16.02.17

WhatsApp Image 2019 11 12 at 16.02.27