Com o tema Câncer Bucal prefeito Joaquim Maia abre Semana da Saúde Bucal em Porto Nacional

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.01

Prefeito Joaquim Maia prestigia abertura da Semana de Saúde Bucal

Com o tema “Câncer Bucal”, a Semana de Saúde Bucal foi aberta pelo prefeito Joaquim Maia e pela secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito nessa segunda-feira, 21. A Semana teve início no dia 18 desse mês e, desde então, todas as preocupações estão voltadas para a prevenção do tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca - como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. Com uma programação recheada, durante a Semana serão realizadas palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assim como, rodas de conversa, escovação supervisionada nas escolas municipais, oficinas e capacitações dos profissionais, e atendimento na Unidade Móvel de Saúde.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.01 1

Implantação de consultórios odontológicos completos novinhos em assentamentos da zona rural

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.03 2

Para celebrar a Saúde Bucal em Porto Nacional

Na ocasião, o chefe do executivo assinou um Termo de Implantação de Consultório Odontológico com mobiliários, cadeiras e equipamentos nos Assentamentos Prata, Pau D´Arco e Flor da Serra. A reestruturação vai ampliar as condições de atendimento à comunidade da zona rural, facilitando o acesso da população, que antes eram atendidas pela Unidade Móvel de Saúde, mensalmente.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.03

Assinatura do Termo de Implantação de Consultórios Odontológicos nos Assentamentos

Outro momento ímpar do evento foi o reconhecimento, pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que o município de Porto Nacional cumpriu e ultrapassou todas as metas de saúde bucal estabelecidas pela saúde estadual, anunciado pela própria secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, que antes, foi homenageada em Palmas, com uma Moção de Aplausos em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

A notícia para a população portuense foi dada justamente na abertura da Semana de Saúde Bucal. “Tudo que foi pactuado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) cumprir e foi cumprido em dobro, com esforço de toda a equipe, além de muito investimento,” disse Anna Crystina.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.03 1

Secretária da Saúde, Anna Crystina Brito

O prefeito Joaquim Maia agradeceu aos profissionais de odontologia pelo empenho nos trabalhos de saúde bucal. “Todos aqui não medem esforços para mudar o cenário odontológico que hoje apresenta um resultado positivo para a comunidade”, destacou o chefe do executivo.

“Políticas públicas é isso, orientar a população sobre a importância e cuidados com a saúde, neste caso, com a higiene bucal e as práticas saudáveis como meio eficaz de prevenir a cárie, a doença periodontal e outros agravos, incentivando a criação de hábitos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a consequente diminuição da incidência das doenças bucais na população”, destacou Joaquim maia.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.02 1

"Políticas públicas é isso, orientar a população sobre a importância e cuidados com a saúde"

Em seu pronunciamento, a secretária Anna Crystina destacou a valorização e o desempenho das ações de Saúde Bucal no Município, em virtude do recente anúncio do reconhecimento pelo Conselho Regional de Odontologia.

“É importante que conheçamos todo o alcance de metas e indicadores do CEO, que hoje tem todas as especialidades e que vai receber consultórios odontológicos novos. Podemos afirmar que a saúde bucal de Porto Nacional é motivo de muito orgulho para toda comunidade, porque além de estruturar todo o setor fisicamente, conseguimos cuida da comunidade que já se sente acolhida pelos profissionais,” comemorou a Secretária.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Saúde Bucal, Paulo Galvão, a expectativa é que até o final da Semana de Saúde Bucal, mais de 5 mil pessoas sejam beneficiadas com as ações. Além das palestras serão realizadas, ao longo da semana, rodas de conversa e inaugurações no Centro de Especialidades Odontológicas.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.02 2

Coordenador do Núcleo de Saúde Bucal, Paulo Galvão

WhatsApp Image 2019 10 23 at 13.14.04 1

Prêmio Regional CFO

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), Rafael Braga, anunciou que o município de Porto Nacional garantiu o Prêmio Regional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2019.

“Todos os municípios tocantinenses fizeram as inscrições e Porto Nacional, na categoria entre 50 e 100 mil habitantes, ficou em primeiro lugar, à frente inclusive da cidade de Gurupi,” disse o Presidente.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 17.49.05

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins, Rafael Braga

O evento contou ainda, com a presença da diretora da Atenção Primária, Patrícia dos Santos, o coordenador do Núcleo de Saúde Bucal, Paulo Galvão, a coordenadora do CEO, Elyne Regiane Gomes, e o professor de Odontologia do ITPAC Porto, Hugo Dias.

Texto: Mychelle Tauane e Umbelina Costa

Fotos: Rodrigo Alves