SEMUS de Porto Nacional convoca a comunidade para vacinar contra a gripe; campanha termina nesta sexta-feira, 31

Começa em Porto Nacional campanha de vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Porto Nacional chama a comunidade portuense para ser imunizada contra a gripe. A campanha de vacinação Influenza termina nesta sexta-feira, 31. Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e faça a imunização.

Mais de 12 mil e 517 pessoas dos grupos prioritários já foram imunizadas, mas ainda faltam 3 mil 400 pessoas, entre os grupos prioritários e não prioritários, para serem vacinadas. A meta é alcançar 90% da população. Até o momento, somente 78,64% da população está protegida. O total a ser alcançado pela Secretaria são 15 mil e 917 pessoas.

campanha nacional de vacinacao e antecipada para o dia 10 de abril

De acordo com informações da Vigilância em Saúde, as planilhas de doses aplicadas na semana passada, ainda estão sendo digitadas pelos técnicos, ou seja, esse número pode aumentar.

Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) não informou à Semus se haverá ou não a prorrogação da campanha.

As campanhas de vacinação só são prorrogadas se o Ministério da Saúde estendê-las, porque as doses são ofertadas pelo Governo Federal.

Normalmente, as secretarias municipais só são avisadas de prorrogação, depois do último dia de campanha, quando se tem um parâmetro com dados reais do sistema de imunização.

Grupos prioritários

A cobertura contra a gripe prioriza puérperas (mulheres no pós-parto), gestantes, indígenas, crianças, idosos, trabalhadores de saúde, professores e portadores de doenças crônicas, como por exemplo, a hipertensão arterial, o diabetes, cânceres e as doenças respiratórias crônicas, como a asma.

As doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e de longa duração, que muitas vezes seguem por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente.

Ministério da Saúde

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 59,5 milhões de pessoas até o final da campanha. Dessas, 46,9 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

32638323017 81452cc5af o

Texto: Jornalista Umbelina Costa