Prefeitura de Porto Nacional entrega novos uniformes para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias 2

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu na última semana uma iniciativa que demonstra seu reconhecimento com uma categoria essencial para a promoção e qualidade dos serviços de saúde do Município, que são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE).

A ação beneficiou mais de 200 servidores. Na ocasião os agentes que atuam na zona urbana e rural do município, receberam um kit completo de uniformes contendo calçados, camisetas, cintos, bonés, bolsas, kits de proteção individual da pele, materiais novos e modernos para o trabalho.

Com o auditório lotado da DRE (Diretoria Regional de Ensino), o prefeito Joaquim Maia, a Secretária da Saúde, Anna Crystina Brito Bezerra, a diretora da Atenção Básica, Dilce do Nascimento, e o diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Ayres, realizaram a entrega.

A solenidade serviu também para celebrar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias.

Prefeitura de Porto Nacional entrega novos uniformes para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias 3

Humanização

O prefeito Joaquim Maia tem prezado por uma gestão mais humanizada e próxima do servidor. Ao fazer o uso da palavra, destacou que o uniforme faz parte de um conjunto de ações de valorização que a gestão pretende alcançar aos servidores.

"Nesse dia especial estamos comemorando o dia dos nossos agentes, que estão na casa dos nossos cidadãos e usuários do Sistema de Saúde. São eles que representam o primeiro contato do Sistema de Saúde com a nossa população, e hoje estamos tendo a oportunidade de entregar a eles os uniformes novos. Ficamos felizes porque era uma demanda que já buscávamos atender a muitos dias. Valorizar é melhorar a qualidade dos serviços que prestamos para a população portuense”, frisou o prefeito.

Prefeitura de Porto Nacional entrega novos uniformes para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias 4

Avanços

Ao longo desses 22 meses que está à frente do Executivo Municipal, ele vem procurando ouvir os anseios dos setores e buscar meios para que, gradativamente, possam ser melhoradas as condições de trabalho do servidor público municipal.

A secretária Anna Crystina Brito Bezerra, reforçou a importância da iniciativa que garante mais condições de trabalho aos funcionários e facilita a identificação desses servidores por parte da população durante as visitas domiciliares.

“É um momento ímpar pra gente pensar no importante papel dos nossos agentes, que fazem o elo entre a administração e a comunidade. Desde que assumimos a gestão, buscamos caminhos pra poder oportunizar isso a todos os trabalhadores, entendendo a importância pra valorização deles. Hoje além de ser um dia festivo, é o dia do agente comunitário de saúde e do agente de combate as endemias. Então, além da gente fazer a entrega, estamos aqui confraternizando com eles, agradecendo a parceria e parabenizando pela caminhada de cada um”, festejou Brito.

O agente comunitário de endemias, Sabino Gomes, parabenizou a iniciativa, que além de proporcionar a proteção do sol, possibilita a identificação necessária dos agentes passando mais segurança para a população ao abrir as portas de suas casas para a vistoria.

"Essa iniciativa serve de incentivo para o exercício da nossa profissão e contribui para o reconhecimento do nosso trabalho pela comunidade que sabe que está diante de um profissional capacitado e credenciado”, avaliou Sabino que é Agente Comunitário de Endemias.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)