Secretaria do Meio Ambiente de Porto Nacional lança Agenda Ambiental focando em ações desenvolvidas no município

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.48.51

O Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado nesta quarta-feira, 5, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Nacional começou de modo excelente, onde a Pasta lançou a Agenda Oficial de Atividades e Ações que farão parte da 7ª Semana do Meio Ambiente, dentre elas está o 2º Prêmio Porto Sustentável, que este ano distribui uma premiação de R$ 9 mil reais entre os três primeiros colocados de cada categoria.

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.48.43

A ação fará parte da 38º Semana da Cultura que acontece de 19 a 23 de junho. A premiação será entregue aos vencedores no encerramento da Semana, no dia 23.

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.48.43 1

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial Meio Ambiente recebe da gestão municipal um olhar diferenciado e a aplicação correta em projetos de desenvolvimento de práticas de caráter socioambiental.

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.48.50

A Agenda foi apresentada no XII Congresso Nacional de Ecoturismo (CONECOTUR), que pela primeira vez acontece no Tocantins, e tem na cidade portuense o foco de importantes discussões em torno do ecoturismo, unidades de conservação e proteção de recursos naturais, além de debates entre vários seguimentos públicos e privados, apresentação de projetos acadêmicos e pesquisas ligadas ao meio ambiente e práticas sustentáveis.

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.48.53

Projeto Viver Melhor

Os alunos da Escola Municipal Generosa Pinto acompanhados da gestora Evanice das Graças, realizaram uma ação de conscientização na orla e na prainha da cidade, dentro do Projeto “Viver Melhor”, que consiste em mostrar para a comunidade a importância da preservação do meio ambiente através dos alunos.

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.49.04

Semana do Meio Ambiente

De acordo com o Secretário Executivo Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Benvindo, esse ano as ações contam com várias parcerias, o que possibilita uma melhor ampliação das ações.

“Dentro da Semana do Meio Ambiente temos vários parceiros como a comunidade portuense, as instituições de ensino ITPAC, UFT, IFTO, as escolas municipais, estaduais e privadas”, disse o Secretário.

Eduardo destacou também, que várias ações envolvendo os alunos e escolas do município acontecem, simultaneamente, como conscientização ambiental e sensibilização, limpeza de praia e bairros, horta educativa e compostagem, além de uma ampla programação que vai se estender até o dia 23 de junho com a entrega do 2º Prêmio Porto Sustentável.

O Secretário ainda explicou que as atividades reforçam a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é justamente promover atividades de proteção e preservação, bem como chamar a atenção da comunidade em geral sobre os perigos da negligência em torno de ações do homem, e mostrar que todos são responsáveis por um mundo melhor para se viver.

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.49.05

Programação da 7ª Semana do Meio Ambiente de Porto Nacional

03 a 07 de Junho

XII CONECOTUR

05/06 às 07 h

Projeto “Viver Melhor” – Escola Municipal Generosa Pinto

(Orla e Prainha)

07/06 às 15h

Mutirão de Limpeza e Conscientização nos atracadouros da balsa

08/06

CMEI – Izidória Quirino “Projeto Brincadeira Sustentável” (Produção de horta na educação ambiental e alimentar)

19/06 às 8h30

Protocolo do Fogo

19/06 às 9h40

IV Fórum da Agenda 21 – PDLS

19/06 às 15h

II Fórum Lixo e Cidadania

23/06 às 18h

Premiação 2º Prêmio Porto Sustentável

Durante a semana do Meio Ambiente

Implantação do EcoPonto de Óleo em instituições de ensino.

WhatsApp Image 2019 06 05 at 08.49.30

Texto: Willian da Luz