Dia Mundial da Limpeza em Porto Nacional: estudantes da Escola Pedro Ludovico Teixeira participam de mutirão de limpeza

Dia Mundial da Limpeza em Porto Nacional estudantes da Escola Pedro Ludovico Teixeira participam de mutirão de limpeza em comunidade 3

Neste sábado, 15, acontece Dia Mundial da Limpeza 2018. O movimento global nasceu há 10 anos na Estônia, quando a população foi às ruas para limpar o país de resíduos despejados ilegalmente em questão de horas.

Em Porto Nacional, a Secretaria Municipal do Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com as escolas municipais e todas as secretarias da gestão, está realizando diversas atividades de conscientização na cidade.

Estudantes do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, estiveram engajados num grande mutirão na manhã de terça-feira, 11, no Setor Novo Planalto. A ação reuniu mais de 300 alunos.

Dia Mundial da Limpeza em Porto Nacional estudantes da Escola Pedro Ludovico Teixeira participam de mutirão de limpeza em comunidade 2

Conscientização

A atividade serviu para alertar a população residente no bairro da escola para a importância do descarte correto do lixo. Além da coleta dos resíduos feita pelos estudantes houve também doação de mudas de árvores frutíferas do cerrado, pelo diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Eduardo Benvindo.

“Nós estamos comemorando dia 15 de setembro, o dia mundial da limpeza, que é o maior evento voluntário do planeta. E nosso evento ficou tão grande, que cerca de 6 a 8 mil pessoas estão participando. Nesse sentido, houve a necessidade da gente estender o Dia Mundial da Limpeza pra uma Semana Mundial da Limpeza aqui em Porto Nacional”, explicou Benvindo.

Para a diretora educacional do Pedro Ludovico, Suleima Cristina Botteri, esse movimento de conscientização envolvendo as escolas fará com que os jovens sejam multiplicadores da sustentabilidade no cotidiano.

“Eu tenho que parabenizar a Prefeitura, através de toda equipe da Secretaria do Meio Ambiente, por essa iniciativa. Essa mobilização é muito importante, a gente já trabalha no dia-a-dia, só que uma semana estipulada para isso tem muito mais visibilidade, se tornando as ações mais concretas. E a Escola Pedro Ludovico abraçou a causa, e nós estamos aqui. Toda escola está na rua fazendo hoje a limpeza no setor Novo Planalto”, valorizou a professora e diretora Suleima.

Em preparação para a atividade, os jovens participaram de reuniões de alinhamento que tinham o objetivo de esclarecer a importância do cuidado com o meio ambiente e com o correto descarte dos resíduos sólidos gerados no dia a dia.

“Desde que recebemos a notícia desta inciativa, começamos a trabalhar o processo de conscientização. E hoje, então, a gente veio para as ruas do nosso bairro levar o que aprendemos dentro da escola. Pra que toda comunidade entenda que cuidar do meio-ambiente é papel nosso, não podemos deixar só para os profissionais responsáveis da limpeza fazer isso, cabe a gente também enquanto cidadãos”, ponderou a presidente do Grêmio Estudantil, Daniele Ribeiro, que esteve também a frente da ação na praça do setor Novo Planalto.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)