AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A REVITALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO SÃO JOÃO UNE PODER PÚBLICO E COMUNIDADE

06-04-2017 09H 13

Foto:Dornil Sobrinho

Vereador Jefferson Lopes: "Temos que tomar medidas urgentes para recuperarmos
esse córrego que é tão importante para nós portuenses"

Na noite da última quarta-feira 04, foi realizada na câmara municipal de Porto Nacional uma audiência pública que tratou sobre a revitalização do Ribeirão São João. A iniciativa foi por parte do Vereador Jefferson Lopes, e teve o apoio do executivo representado pelo prefeito Joaquim Maia e pelo corpo técnico da Secretaria de Planejamento, Regulação, Habitação e Meio Ambiente, além de representantes das Secretarias de Educação e Saúde.

O objetivo principal da audiência foi mostrar ao público e a comunidade a situação dos diversos problemas relacionados ao Ribeirão São João. O que engloba seus diversos usos, a fim de propor ações pontuais, além de um projeto a médio e longo prazo que busque a recuperação do seu entorno, do seu leito e da qualidade da água.

De imediato alguns encaminhamentos e propostas de soluções foram pontuadas, dentre elas a possibilidade de transformar as margens do Ribeirão São João em uma unidade de conservação municipal.

Por fim, após várias colocações, a Promotora Dra. Márcia Stefanello comentou a importância da conscientização da sociedade em relação ao descarte do lixo e a responsabilidade de todos, comunidade e poder público imbuídos na causa coletiva de revitalizar o Ribeirão São João.

"O Poder Executivo será um grande parceiro na recuperação do córrego São João"
Anunciou o prefeito Joaquim Maia

Finalizando o prefeito Joaquim Maia, destacou “a importância de discutir toda a bacia do Ribeirão São João, que agoniza, porém, a maior ação que deve acontecer é a conscientização de que cada um precisa fazer sua parte”, acrescenta.

O vereador Jefferson Lopes explicou aos presentes que será formada uma comissão com membros de todos os órgãos e da comunidade para que se inicie um cronograma de ações.

O diretor do Meio Ambiente, Thiago Valuá, falou tecnicamente sobre como
promover a recuperação do córrego São João

Participaram, o vereador Miúdo, Tony Andrade, Djalma Araújo e Geylson, além de autoridades, entre elas o deputado estadual, Ricardo Ayres, o prefeito Joaquim Maia, o vice-prefeito Ronivon Maciel, Dra. Márcia Stefanello, Ministério Público, a secretária de Saúde, Anna Crystina Mota, a superintendente de Meio Ambiente, Flávia Teixeira, a superintendente de Educação, Professora Cléia, o diretor de Meio Ambiente, Thiago Valuá, representantes das associações, ASCOP, Zeca Rufo, de barqueiros, Narciso Ponce, de canoagem, Wellington Aires, representantes da UFT e IFTO, moradores das adjacências do Ribeirão São João, estudantes das escolas Celso Mourão e Dr. Euvaldo e a comunidade em geral.