Prefeito Joaquim Maia assina ordem de serviço para início das obras de ampliação da rede coletora de esgoto em Porto Nacional

Prefeito Joaquim Maia assina ordem de serviço para início das obras de ampliação da rede coletora de esgoto em Porto Nacional

 

Com a ordem de serviço já autorizada, três bairros de Porto Nacional vão receber obras para ampliação de rede coletora de esgoto. O lançamento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 11, na Praça da Cirrose.

Esta nova etapa se estenderá pelos próximos seis meses, contemplando os bairros Jardim Brasília, Garcia e Porto Imperial. Serão mais de 16 mil metros de rede.

A obra é executada pela BRK Ambiental, por meio de financiamento da Caixa Econômica, em convênio com a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria do Planejamento, Habitação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. A ação já estava prevista no Plano Municipal de Água e Esgoto assinado este ano, que prevê também ampliação do sistema dos setores Brigadeiro, Padre Luso, Jardim América e também do setor Alto da Colina.

 

Prefeito Joaquim Maia assina ordem de serviço para início das obras de ampliação da rede coletora de esgoto em Porto Nacional 3

 

Qualidade de vida

Na oportunidade, o prefeito Joaquim Maia acompanhado do deputado estadual Ricardo Ayres, do Vice-Prefeito Ronivon Maciel e da primeira-dama, Aline Maia reforçou o compromisso da gestão em buscar melhorias para a área do saneamento básico e a importância da parceria com a BRK Ambiental.  “É uma obra que vem trazer mais qualidade de vida para a população. O sistema de coleta de esgoto representa melhoria na saúde, a partir do momento onde o esgoto coletado passa a ser destinado para uma estação de tratamento. Isso repercute diretamente na qualidade de saúde da nossa população. Porto Nacional hoje é o município do Estado do Tocantins que tem o melhor índice de atendimento com cobertura do esgotamento sanitária”, comemorou o Prefeito.

 

Prefeito Joaquim Maia assina ordem de serviço para início das obras de ampliação da rede coletora de esgoto em Porto Nacional 2

 

Saúde

A secretária Flavia destacou os benefícios que a obra traz para a saúde da população. “Um estudo da ONU diz que em cada 1 real investido em saneamento a gente diminui 4 reais investimentos em saúde”, informou Flávia.

O vice-prefeito, Ronivon Maciel, destacou que Porto Nacional já é a cidade com a maior cobertura de rede de esgoto do Tocantins. “Sabemos da confiança e a credibilidade que a sociedade portuense teve a mim e ao Joaquim, em poder realmente cuidar das pessoas. E esse cuidar, ele passa, sobretudo pela questão da prevenção. E o esgoto, é justamente esse caminho, de poder dar qualidade de vida às pessoas”, ressaltou Maciel.

O gerente operacional da BRK, José Emanuel, reforçou a importância de se investir na área de saneamento básico e a importância da parceria com a Prefeitura. “Estamos aqui hoje lançando o início da obra de esgotamento sanitário da sub-bacia 9 trazendo saúde para a população e mais qualidade de vida. É o compromisso da BRK com a prefeitura, com o contrato que ela tem com o município de elevar o índice de atendimento a mais de 95%, trazendo benefício para a comunidade”, pontuou.

O evento contou com a participação de vereadores e secretários municipais.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)