Secretaria Municipal da Educação de Porto Nacional realiza formação do PNAIC

Secretaria Municipal da Educação de Porto Nacional realiza formação do PNAIC 2

A Secretaria Municipal da Educação realizou a II formação dos professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação foi realizada no campus do IFTO – Instituto Federal do Tocantins, de Porto Nacional.

O tema central abordou: Alfabetização e Letramento em Matemática, tendo em vista que o objetivo da capacitação é contemplar as discussões entre as teorias de ensino, conteúdos escolares e práticas pedagógicas. O evento trabalhou a formação de mais de 200 profissionais no total, entre eles, docentes do 1º e 2º período da educação infantil, e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I.

De acordo com a coordenadora local do PNAIC, Ivanilde Valuá, a formação é realizada anualmente e visa melhorar o nível de oralidade, escrita e matemática dos alunos.

“Essa capacitação do PNAIC com os professores visa melhorar ainda mais o ensino em nosso município, e na oportunidade os professores acompanham o que o Pacto pretende para este ano e o que terá de novidades, com isso quem ganha são os nossos alunos e a educação de Porto Nacional”, disse Valuá.

Secretaria Municipal da Educação de Porto Nacional realiza formação do PNAIC

Aprendizagem

Na avaliação de um grupo de professoras e supervisoras que participaram da atividade, a formação é essencial para a realização de novas práticas, propiciando os direitos de aprendizagem das crianças e garantindo uma formação de qualidade que concilia teoria e prática permeadas por experiências inovadoras de educadores que fazem a diferença na educação.

A supervisora Ilma Pereira Rodrigues ressaltou a Base Nacional Comum Curricular – BNCC na consolidação das informações pertinentes à formação do PNAIC, dizendo que a Base “traz uma ressignificação do ser criança no mundo infantil, contemplando as habilidades e competências. Uma nova forma de enxergar a criança no seu contexto social propiciando uma educação global no seu desenvolvimento, com novos sentidos, novas formas de ensinar, novas formas de aprender”, refletiu a supervisora que acompanha o CMEI Aparecida, e as Escolas, União&Progresso e Padre Luso.

PNAIC

PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um compromisso formal assumido pelos governos das esferas federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)