Prefeitura promove Conferência sobre Aviação na noite desta sexta-feira no Centro de Convenções Comandante Vicentão

Integrando a comemoração do aniversário de 157 anos de Porto Nacional, o Centro de Convenções “Comandante Vicentão”, localizado na Avenida Beira-Rio, vai receber uma sequência de Conferências relativas à aviação no Brasil, nessa sexta-feira, 27, às 20 horas.  O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult).

A primeira temática será proferida pelo oficial da Força Aérea, Capitão-Aviador Fisher, que vai falar sobre “Segurança de Voo”. Ele é membro do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Ressaltando que a prevenção de acidente aéreo não é assunto exclusivamente dos aviadores ou das pessoas diretamente vinculadas à aviação. É de todos aqueles que por motivo ou outro se sentem estimulados a participar de uma atividade que previna acidentes aéreos.

O segundo momento será conduzido pelo Coronel-Aviador da FAB, Ricardo Ignácio de Macedo, que é portuense, e vai abordar sobre a “História da Aviação”. Atualmente ele é assessor militar na Assessoria Especial de Planejamento Estratégico do Ministério da Defesa.

Ricardo Ignácio de Macedo

Palestrante Ricardo Ignácio de Macedo

“O tema da palestra é “Porto Nacional, berço da cultura aeronáutica do Tocantins”. Na oportunidade, eu vou abordar um pouco da história da aviação do mundo e como ela chegou até Porto Nacional, nos idos de 1930. Sua evolução até os dias de hoje com a construção do nosso aeroporto, com a fundação do Aeroclube, o grande número de pilotos que a gente tem que inclusive fizeram de Porto Nacional ser conhecida como a capital tocantinense da aviação. E no final vou apresentar um vídeo com a lista de toda família aeronáutica de Porto Nacional, incluindo aí os já falecidos como uma grande homenagem, por terem deixado um legado importante a todos nós na aviação”, enfatizou Ignácio.

A terceira temática será sobre “O Aeroclube de Porto Nacional”, ministrado pelo diretor, aviador e professor do Aeroclube, Paulo Sérgio Maya Barbosa.

“É importante frisar que o evento da noite desta sexta-feira, 27 de julho, não é somente uma palestra de interesse unicamente de um setor, de uma classe de aviadores. É uma conferência, porque abrange mais, desperta interesse em toda sociedade, sobretudo em Porto Nacional onde todos se sentem um pouco aviadores, onde aviação em Porto Nacional faz parte de todas as nossas famílias, de maneira direta ou indireta”, falou Barbosa sobre a importância do evento.

Padre Paulo Sérgio Maya

Palestrante Paulo Sérgio Maya

As conferências são gratuitas e abertas ao púbico.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)