A Prefeitura de Porto Nacional realizou na manhã desta quarta-feira, 25, a primeira reunião intersetorial do selo Unicef 2017/2020. A metodologia inclui ações estratégicas e indicadores de impacto social e resultados que os municípios precisam melhorar relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Mobilização

A reunião foi conduzida pela primeira dama, Aline Maia, designada como articuladora do Selo, e que apresentou aos representantes de segmentos da sociedade organizada as ações que precisam ser desenvolvidas para a melhoria dos indicadores.

“Sabemos dos desafios que teremos em prol de encontrar mecanismos que melhorem a assistência às crianças e adolescentes, bem como a aplicação de políticas públicas. Sendo assim definimos que o nosso mobilizador será o Presidente da Fundação Municipal da Juventude, Murilo Ferreira, que terá um papel importante dentro das ações junto à juventude, ficando  responsável por apoiar e articular com as diversas instituições no município que desenvolvam medidas  voltadas a esse público, através de um núcleo que será implantado”, explicou Aline.

Articuladores do Selo Unicef em Porto Nacional realizam reunião com foco em garantir direitos de crianças e adolescentes 2

Selo Unicef

A estratégia do Unicef visa reduzir as desigualdades e garantir os direitos de crianças e adolescentes qualificando políticas públicas, fomentando e discutindo a intersetorialidade e orientando os gestores quanto a necessidade de trabalhar com gestão por resultados. A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

A reunião contou com a presença de integrantes da sociedade civil organizada, como: Manoel Olímpio (Casa dos Conselhos), Shirlene Maia (Apae), Flávio Reis (Conselho Tutelar), Alan Gomes (CMDCA), Shirleide Maia  (Secretarias de Educação), Sara Janai (Saúde), Edioney Nunes (Esporte), Bruna Mirelly (Assistência Social), Valdomira Chaves (Centro Espirita Caminheiros de Jesus), Antonia Azevedo (Hospital Materno Infantil Tia Dedé), Murilo Ferreira (Fundação Municipal da Juventude) e representantes estudantis dos adolescentes, Beatriz Aurora e Thiago Costa.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)