SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Foi lançada ontem, 07, na Câmara Municipal, pela Secretaria da Saúde, a campanha Novembro Azul que intensifica durante todo o mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. Neste mês, no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. No geral, é o sexto tipo mais comum no mundo e mais prevalente em homens.

willian

A abertura da campanha foi feita pela secretária da Saúde, Anna Crystina, acompanhada do prefeito Joaquim Maia, da Primeira Dama Aline Maia, do vice Ronivon Maciel e do secretário de Esportes, Salmon Pugas. No auditório a presença masculina se fez presente para ouvir a palestra do médico especialista em urologia, Willian Fraga que, com uma palestra bem humorada, falou do preconceito que ainda atingi os homens no momento de se fazer o exame do toque, que é imprescindível para detectar precocemente o câncer. “Apesar de já ter diminuído muito o preconceito entre os homens em relação ao método de identificação da doença com o toque, hoje ainda há muitos que ainda fogem do exame, o que não é bom, pois o câncer de próstata se diagnosticado no início tem grandes chances de cura, sem maiores traumas.” Alertou o médico. Segundo o urologista, que está a 11 anos atendendo pela Prefeitura de Porto Nacional, este ano foi o que mais desenvolveu ações preventivas pela saúde. “Não sou amigo do prefeito e nem do vice, apenas conhecido, e portanto o que vou dizer não é por influência, nestes 11 anos que trabalho pela Prefeitura, este ano foi o que mais teve um trabalho preventivo na saúde, além de ter sido um ano que superou todos os números de atendimentos.” Afirmou Fraga.

novembro

O prefeito Joaquim Maia falou da importância do trabalho desenvolvido pela secretaria da Saúde. “Desde o início do nosso mandato buscamos ofertar aos portuenses uma rede de saúde capacitada, lembro que recebemos a cidade com os postos de saúde fechados, as farmácias municipais sem remédios e com poucos profissionais que se encontravam desmotivados. Em poucos dias reabrimos os postos, adquirimos remédios, contratamos e capacitamos nossos profissionais. Mas, além disso, acreditamos na prevenção. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.” Disse o prefeito.

Atendimento

Os exames são ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e para fazer o paciente deve buscar uma consulta no Posto de Saúde de sua região, de onde será encaminhado para o Serviço de Atenção Especializada – SAE, onde será atendido pelo especialista. Além do toque, também é realizado o exame de sangue que dará confirmação ao resultado.

A campanha

A campanha acontece em todo o mundo, mas teve início na Austrália com o nome Movember– junção das palavrasmoustache(bigode, em inglês) enovember (novembro).

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que surgiram 61.200 novos casos em 2016, ou seja, a cada 100 mil homens, 54 terão a doença. O câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. Mesmo com a evolução dos métodos de diagnóstico, o homem age com resistência a prevenção. A prevenção é importante porque, se detectado na fase inicial, a chance de cura do câncer de próstata acontece em 90% a 95% dos casos.