Campanha “Setembro Amarelo” no setor Vila Operária orienta sobre prevenção ao suicídio.

   A campanha Setembro Amarelo pela prevenção ao suicídio que acontece no Brasil desde 2014, traz orientações à população no intuito de quebrar o estigma e o preconceito que ainda existe sobre o tema. O movimento está sendo realizado em Porto Nacional por meio de palestras e ações que visam esclarecer dúvidas da população, e trazer informações acerca desta problemática que atinge um número casa vez maior de pessoas.

f670a33d 6057 4286 97dd 85c6633adeb4

    Os dados são assustadores, segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. São 800 mil mortes no ano, 2.200 pessoas cometem suicídio por dia. No Brasil são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 casos por dia.

   As Unidades Básicas de Saúde – UBS, e escolas do município recebem as equipes que desenvolvem as atividades relacionadas ao tema. A ação no setor Vila Operária foi um sucesso, com grande participação da comunidade, o que é de suma importância. Cada caso de suicídio causa um impacto direto na vida de muitas outras pessoas, é esse sofrimento que a equipe almeja evitar, realizando a campanha e intensificando as ações pela prevenção ao suicídio. O enfoque é usar informação como forma de prevenção.

setembro