Por determinação do Prefeito Joaquim Maia, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde está intensificando nos setores da cidade os trabalhos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, colocando nas ruas três carros “fumacês”, fornecidos pelo Governo do Estado e que são utilizados para aplicar o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) por meio de pulverização aérea espacial.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, cada localidade receberá três ciclos de pulverização. As visitas do carro fumacê vão acontecer sempre no início da manhã e no fim da tarde.

Prefeitura de Porto Nacional intensifica o combate ao Aedes Aegypti com a presença do carro fumacê 2

Roteiro

A rota do veículo iniciou na última quinta-feira, 31. A cada dia um carro vai estar em um setor, tendo o serviço repetido por três vezes.

O roteiro do carro-fumacê contempla os setores que apresentam uma incidência mais elevada do mosquito. Foram priorizados os setores mais populosos. Nos outros setores será feito uma intensificação com o UBV costal, onde os agentes vão às residências com a bomba motorizada.

O diretor municipal de Vigilância em Saúde, José Roberto Ayres, explica que o fumacê faz parte de uma força-tarefa que complementa as ações de combate ao mosquito, que estão sendo realizadas no Município. “Assim toda cidade vai ser pulverizada”, enfatizou José Roberto.

Prefeitura de Porto Nacional intensifica o combate ao Aedes Aegypti com a presença do carro fumacê 3

Participação da comunidade

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, enfatiza que o combate ao mosquito, que transmite a dengue, a chikungunya, e também a Zika, é uma responsabilidade de toda população.

“É primordial que a sociedade seja parceira nessas atividades. Cada um precisa fazer sua parte. A pulverização vai atingir os mosquitos que estão voando. O inseticida não atinge os ovos que estão depositados dentro de vasilhas com água parada. Então, a população ao perceber que os agentes estão se aproximando com o fumacê, abram as portas e janelas das casas para que o borrifamento tenha maior eficiência”, recomendou.

A Secretaria Municipal da Sáude informou ainda que o roteiro programado nos bairros pode sofrer alterações de acordo com as demandas e o clima. Em dia de chuva, por exemplo, o produto perde a eficácia, então a área programada será cancelada e inserida no próximo turno.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)