Prefeitura de Porto Nacional dá a largada para a programação do Dezembro Vermelho

 

Prefeitura de Porto Nacional dá a largada para a programação do Dezembro Vermelho

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Saúde, realizou no início da semana a abertura do Dezembro Vermelho, que intensifica durante todo o mês ações em prol da prevenção do HIV/AIDS.

Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

Entre as ações programadas pela Secretaria de Saúde, estão rodas de conversa com especialistas que irão orientar e esclarecer dúvidas.

Prefeitura de Porto Nacional dá a largada para a programação do Dezembro Vermelho 3

Atendimento

A secretária da Saúde, Anna Crystina, explicou as atividades que serão desenvolvidas pela pasta. “Será um mês ideal para discutirmos essa temática, fazer rodas de conversa, conscientizar a população de que o sexo seguro é o melhor caminho e através dele o risco é menor de ter a doença e ao mesmo tempo, temos ofertado a questão da testagem rápida em todos os serviços da rede básica de saúde, inclusive na zona rural”, esclareceu Anna.

A responsável técnica pela patologia Ist/Hiv/Aids, do SAE -  Serviço de Assistência Especializada, Andysleia Lima, afirmou que o paciente que procura o SAE para realizar o tratamento ganha uma família. “Estamos todos os dias atendendo a essa patologia que para nós não tem distinção de nenhuma ou outra, são pessoas que chegam desacreditados que possam continuar a viver e a vencer cada desafio e aqui estamos para dar cada medicamento, atenção, respeito, carinho e o melhor de tudo um acolhimento bem humanizado”, destacou Andysleia.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)