Prefeitura de Porto Nacional realiza capacitação para ofertar testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde 3

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, capacitou enfermeiros da Atenção Básica para que todas as Unidades Básicas de Saúde possam realizar testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatites B e C. A capacitação ocorreu no auditório do CEME (Centro de Especialidades Médicas).

Antes, os pacientes eram encaminhados ao SAE. Agora, todas as Unidades poderão acolhe-los e realizar o teste. As gestantes terão cuidado especial e serão bastante beneficiadas com a iniciativa, devido ao alto número de casos de sífilis.

A coordenadora dos programas de DST/AIDS/HIV, Andisléia Ribeiro, destacou a otimização e agilidade no atendimento às demandas. “O cidadão agora tem porta de entrada nas Unidades de Saúde. Quando ele busca um atendimento, já serão ofertados os testes rápidos”, afirmou Andisléia ressaltando a otimização e agilidade no atendimento.

Texto: Philipe Ramos (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)