IPHAN APRESENTA PROJETO DE READEQUAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO AO PREFEITO JOAQUIM MAIA

Resgatar o Centro Histórico, um dos principais símbolos de Porto Nacional é uma das prioridades da Prefeitura Municipal. Para que esse objetivo se concretize, uma proposta de projeto de requalificação da praça da Catedral, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins, foi apresentado ao prefeito Joaquim Maia durante a manhã desta quarta-feira, 30.  Uma das orientações do prefeito é que as pessoas possam, estando na praça, ter acesso ao belo visual proporcionado pelo lago. “Temos que proporcionar aos usuários da praça a bela vista do lago.” Orientou o prefeito que pediu aos arquitetos que incluam banheiros públicos no projeto, na parte baixa junto à avenida.

iphannn

A exposição em maquete eletrônica, realizada, pela fiscal chefe de Divisão Técnica do Iphan/TO, Cejane Pacini, mostrou em detalhes a proposta do projeto que prevê a revitalização da Praça Nossa Senhora das Merçês e seu entorno, com o Largo da Catedral.

Na ocasião também foi apresentado o projeto de sinalização turística voltada para o centro histórico da cidade, pela arquiteta e urbanista Lidiana Guida, representando o Instituto de desenvolvimento e gestão social, esportivo e cultural.

Além do superintendente do Iphan/TO, Marcos Zimmermann, o encontro contou com a presença da Secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, da da Secretaria de Planejamento,Regulação,Hanitação e Meio Ambiente, Flávia Halum Ayres, do secretário da Secult, Arnaldo Bahia, superintendente da Cultura e do Turismo, Geovane dos Santos, do representante do Instituto de desenvolvimento e gestão social, esportivo e cultural, Paulo Cesar Lustosa, e servidores de demais pastas.

De acordo com o secretário Arnaldo Bahia, a proposta de revitalização do centro histórico está sendo discutida com o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde o início do primeiro semestre. Sendo assim, a apresentação da maquete eletrônica ao prefeito, é resultado de uma série de discussões internas sobre o centro da cidade no intuito de buscar melhoria da região central de Porto Nacional.

Dentre as preocupações do prefeito Joaquim Maia, além da revitalização da principal referência turística e cultural de Porto Nacional, é transformar o centro histórico num atrativo turístico perene, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e de sua economia.

Por fim, a reunião formalizou a parceria entre Prefeitura e o Iphan, na qual foram alinhadas questões técnicas para dar continuidade ao projeto de readequação da praça, como também ao projeto de sinalização turística, que recebeu algumas observações do prefeito.

Ascom Secult – Luciana Macedo