SECULT PARTICIPA DE LANÇAMENTO DOS CANTOS SAGRADOS DAS FOLIAS DO DIVINO DO MONTE DO CARMO

A prefeitura municipal, representada pela secretaria da Cultura e do Turismo (Secult), participou na tarde deste sábado, 26, em Monte do Carmo, do lançamento do registro de memória, por meio de gravação de CD e publicação de um caderno de partituras dos cantos sagrados das folias do Divino Espírito Santo e de músicas de suça e roda, cantadas nos pousos das folias em Monte do Carmo.

Marcado oficialmente para as 20 horas na Praça Alexandrino, o evento cultural começou sua programação às 16h na Câmara Municipal com uma roda de conversa entre jornalistas convidados da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional Tocantins (Abrajet/TO), representantes do Executivo e Legislativo, comerciantes e professores das escolas estaduais e municipais.

Destacando que, o projeto intitulado Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo, foi selecionado no edital Rumos Itaú Cultural 2015-2016 de proponência da Associação dos Foliões de Monte do Carmo, em parceria com o coletivo Arte e Memória – Projetos Culturais, coordenado pela antropóloga Eliane Castro.

DSC 3619 phixr

Ocorrida em um clima muito simples e acolhedor, a roda de conversa mediada pela jornalista Marilda Amaral, teve o intuito de celebrar o universo artístico-cultural de Monte do Carmo, bem como contribuir com ideias que anseiam em ver a cultura local sendo preservada e expandida como um todo.

Representando o município portuense, o secretário da Secult, Arnaldo Bahia durante a ocasião na câmara municipal, recebeu o primeiro exemplar de CD e Caderno das partituras dos Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo, das mãos do prefeito Date Avelino, e da presidente da Associação dos Foliões, Rosa Amelia Amaral.

O projeto minucioso deixou o secretário entusiasmado ao ver a obra do Mestre Rozalino, “A Folia do Divino”, estampada na capa do CD e do caderno de partituras.

“É uma honra para a nossa gente portuense, ver um quadro do Mestre Rozalino ilustrando um trabalho minucioso que terá grande importância para a difusão dos ritmos e das tradições culturais do Tocantins”, refletiu.

Cantos Sagrados

Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo, projeto selecionado no edital Rumos Itaú Cultural 2015-2016 de proponência da Associação dos Foliões de Monte do Carmo, em parceria com o coletivo Arte e Memória – Projetos Culturais, registrou a memória das músicas das folias do Divino Espírito Santo de Monte do Carmo, por meio de gravação de cd e publicação de um caderno de partituras.

O coletivo Arte e Memória - Projetos Culturais tem como membros Doralice Loureiro da Mota, produtora cultural e os pesquisadores Eliane Castro de Souza – antropóloga,Gerardo Pereira Ramos – historiador e Luciano Pereira da Silva – historiador e fotógrafo.

Em parceria com a Associação dos Foliões, Eliane comanda o projeto Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo, que busca registrar os cantos sagrados entoados nas folias do Divino de Monte do Carmo, conhecimento que só existe na memória dos detentores desse saber. “Gravar um CD com as músicas do Divino Espírito Santo de Monte do Carmo é um desejo antigo, especialmente dos foliões e dos amantes da cultura tradicional de Monte do Carmo”, conta ela.

Ascom Secult – Luciana Macedo