CONGADA DO MORRO DE SÃO JOÃO MARCOU PRESENÇA NA 37ª SEMANA DA CULTURA

29-06-2017 08h 48

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult), ciente da importância da cultura negra no Tocantins, convidou o grupo Congo do Morro de São João para participar da 37ª Semana da Cultura.
      Durante os cinco dias, os visitantes contaram com uma programação extensa, que incluiu roda de sussa, giro de folias, congada, orquestra, roda de capoeira, teatro, roda de conversas, lançamentos de livros, feira literária, dentre outras atrações.

336

Reconhecidos como fortes redutos da cultura negra no Tocantins, os municípios de Santa Rosa, Monte do Carmo, Conceição do Tocantins, Ipueiras e Silvanópolis conservam tradições que simbolizam o sincretismo cultural e religioso do Brasil. Entre elas, os congos ou congadas, que se originaram durante o período colonial e representam a coroação de reis do Congo.

Ascom Secult – Luciana Macedo